Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Casamento sem sexo

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    Deu no Espaço Vital em 19.12.2006

    "O matrimônio não consumado devido à recusa permanente ao relacionamento sexual revela desconhecimento sobre a identidade psicofísica do parceiro, tornando insuportável o convívio conjugal, o que caracteriza a anulação do casamento".

    Esse foi o entendimento, por maioria, da 7ª Câmara Cível do TJRS provendo apelação do marido e do Ministério Público, contra sentença que, na comarca de Guaíba (RS) julgou improcedente um pedido de anulação do casamento. O matrimônio ocorreu em setembro de 2002.

    O agente ministerial alegou não ter ficado esclarecido o motivo pelo qual a esposa se recusava a manter relações sexuais com o marido. Argumentou que a negativa poderia decorrer de problemas físicos ou mentais, ou mesmo da vontade da mulher, o que dá causa à anulação do casamento nos termos do art. 1.557, incisos I, III ou IV, do Código Civil. Sustentou ser "injusto sujeitar o cônjuge ao ´status´ de separado ou divorciado, com as conseqüências patrimoniais decorrentes".

    O marido relatou seu drama: a rejeição contínua da cônjuge ao sexo, desde a noite de núpcias. Manifestou que a relação sexual integra a vida em comum, não aceitando a omissão da esposa, que poderia ter declarado antes do casamento sua negativa às relações sexuais.

    Asseverou que a recusa injustificada caracteriza erro essencial quanto à pessoa, conduzindo à anulação do casamento. Salientou que "se soubesse previamente da opção da mulher em negar-se ao ato sexual, não teria casado com ela".

    A mulher declarou que "a abdicação às relações sexuais não afeta os planos de existência, validade e eficácia do matrimônio". Disse que as partes coabitaram por quase um ano, e asseverou ter o casamento fracassado em razão da incompreensão do marido, que deveria ter procurado superar o problema em conjunto, cabendo-lhe recorrer à separação judicial ou ao divórcio, se desejasse a dissolução.

    Na 7ª Câmara não houve unanimidade: dois votos deram a anulação do casamento; um, não. O caso chegou ao 4º Grupo Cível do TJRS em grau de embargos infringentes, que sacramentou a anulação: "a existência de relacionamento sexual entre cônjuges é normal no casamento. É o esperado, o previsível. O sexo dentro do casamento faz parte dos usos e costumes tradicionais em nossa sociedade. Quem casa tem uma lícita, legítima e justa expectativa de que, após o casamento, manterá conjunção carnal com o cônjuge" - diz o acórdão, que transitou em julgado.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2394
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/casamento-sem-sexo/2274483

    Informações relacionadas

    Moyses Simão Sznifer, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Sexo é obrigatório no casamento?

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
    Jurisprudênciahá 14 anos

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Apelação Cível: AC XXXXX RS

    Escola Brasileira de Direito, Professor
    Artigoshá 6 anos

    Quais são os deveres do casamento?

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Quais são os deveres dos cônjuges de acordo com o Código Civil? - Sabrina dos Santos Tarrataca

    Edson Pereira de Oliveira, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Ação Anulatória de Casamento

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)