Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    CCJ aprova ampliação de iniciativa de lei para parlamentares

    há 15 anos

    A CCJ aprovou, em 3/12, a admissibilidade da PEC 95 /07, do deputado Leonardo Picciani - PMDB-RJ, que amplia a capacidade de legislar dos deputados e senadores. A PEC modifica os artigos 61 e 63 da CF/88 , que tratam das restrições sobre a iniciativa para propor leis. Segundo o projeto, os temas que hoje são de iniciativa privativa do presidente da República passarão a ser também da competência do Poder Legislativo, desde que a proposição esteja subscrita por 1/10 dos deputados - 52 - ou dos senadores - 9.

    Segundo a Constituição , são de iniciativa privativa do presidente da República as leis que fixam ou modificam os efetivos das Forças Armadas; que tratam da criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica, ou aumento de sua remuneração; sobre a organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos territórios; e sobre servidores públicos da União, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria.

    Opiniões divergentes

    O relator, deputado Flávio Dino - PCdoB/MA, recomendou a aprovação da PEC. Dino considerou a proposta constitucional e disse que ela contribui para a revalorização da função parlamentar.

    Deputados oposicionistas também defenderam a PEC. Ricardo Tripoli - PSDB/SP, por exemplo, afirmou que as alterações das competências do Poder Executivo cabem ao Legislativo.

    Vários parlamentares, no entanto, manifestaram-se contrários à PEC, por entender que ela fere a separação entre os Poderes. "No caso das Forças Armadas, a Constituição diz que o presidente da República é seu comandante supremo. Com a PEC, 10 % dos deputados poderão interferir nessa competência. Na prática, trata-se de abolir a separação dos Poderes", afirmou José Genoíno - PT/SP.

    Tramitação

    A PEC seguirá para uma comissão especial a ser criada especificamente para analisar seu conteúdo. Posteriormente, a proposta será votada pelo Plenário.

    Fonte: www.migalhas.com.br

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876145
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccj-aprova-ampliacao-de-iniciativa-de-lei-para-parlamentares/333720

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)