Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    CDH vai analisar sugestão que visa impedir privatização dos Correios

    Publicado por Senado
    há 4 anos

    Está pronta para ser votada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) a Sugestão (SUG) 1/2020, que tem por objetivo impedir a privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

    A sugestão teve origem na Ideia Legislativa nº 127.741, enviada pelo cidadão Afonso Henrique Muniz Nascimento ao Portal e-Cidadania do Senado Federal.

    De acordo com as regras do portal, se a ideia obtém o apoiamento de pelo menos 20 mil internautas em quatro meses, ela é transformada em sugestão legislativa e tem que ser debatida pela CDH. A comissão, então, decide se a sugestão será transformada em uma proposição legislativa tradicional, como um projeto de lei (PL) ou uma proposta de emenda à Constituição (PEC).

    Morador do estado do Ceará, Afonso Henrique escreveu em sua ideia legislativa que os Correios têm grande capilaridade em todo o território nacional e, por isso, conseguem atender a todos os municípios do país, “prestando serviços que vão desde o envio e o recebimento de cartas e encomendas à logística integrada, serviços financeiros e de conveniência”.

    Para ele, vender os Correios para empresas estrangeiras, por exemplo, “seria desastroso”, porque a empresa — conforme argumente Afonso — é estratégica, eficiente, tem importante papel social, vasta rede de atendimento e ampla capacidade logística.

    A ideia legislativa foi publicada no e-Cidadania em 20 de setembro, alcançando 20 mil apoiamentos em 3 de janeiro deste ano.

    A SUG 1/2020 já tem voto favorável de seu relator na CDH, o senador Paulo Paim (PT-RS), que preside o colegiado. Em seu relatório, Paim afirma que o e-Cidadania vem provando que “é um importante instrumento de estímulo à participação popular nas atividades desta Casa Legislativa”.

    Paim afirma ser “inteiramente favorável” à sugestão por entender que os Correios desempenham papel de extrema relevância na sociedade brasileira, “garantindo que os cidadãos de todas as classes sociais e de qualquer parte do território nacional tenham a possibilidade de acesso ao serviço postal”.

    “Não é exagero dizer que os Correios representam um fator de integração nacional, que dá aos brasileiros, mesmo nos rincões mais remotos do país, a oportunidade de ampliar seus horizontes, pelos serviços de envio e recebimento de correspondências, encomendas e valores”, acrescenta o relator.

    Em seu voto, Paim propõe que a SUG passe a tramitar como PEC, para alterar o inciso X do artigo 21 da Constituição Federal, que determina que compete à União “manter o serviço postal e o correio aéreo nacional”.

    Paim quer que o inciso passe a ter o seguinte texto: “manter o serviço postal, prestado por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, e o correio aéreo nacional”. Isso, em sua avaliação, impediria que a ECT fosse privatizada por determinação do Executivo ou por projeto de lei ordinária.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268495
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações124
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cdh-vai-analisar-sugestao-que-visa-impedir-privatizacao-dos-correios/821522301

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Snoopy Woodstoock1
    3 anos atrás

    Olá, a empresa de Correios possui grande capacidade logística, atende em todo Brasil. Possui condições de se tornar uma das maiores e melhores empresas do mundo. Com aparelhamento, concursos públicos, seriedade e boa administração está empresa levará sua marca ao topo e consequentemente o nome de nosso país. Sou contra a privatização dos Correios. Quero que a empresa melhore para os funcionários, para os clientes, para os cidadãos e para o Brasil. É importante ressaltar que os Correios são responsáveis por tranportar materiais escolares e medicamentos, além de contribuir com ações junto com a defesa cívil. Para melhorar não é preciso privatizar. Quero Correios público e com qualidade. Obrigado. continuar lendo