Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cinemas devem pagar direitos autorais por músicas dos filmes

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 21 anos

    Os exibidores devem pagar direitos autorais pelas obras musicais incluídas em trilhas sonoras de filmes apresentados em cinemas, e o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) é parte legítima para cobrá-los. A decisão da Justiça do Rio de Janeiro na ação proposta, em 1992, contra a América Diversões e Empreendimentos e outras empresas cariocas foi mantida pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    O Ecad cobra os direitos de execução pública musical devidos pelas exibições de filmes à razão de 2,5% da receita bruta da bilheteria dos cinemas. O escritório ajuizou, também, ação cautelar com requerimento de aplicação de sanção e paralisação da execução dos filmes, sob pena de multa diária, diante da falta de pagamento prévio.

    O Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) julgou procedente o pedido principal do Ecad e negou a cautelar. As partes recorreram da decisão, mas as apelações foram improvidas pela Segunda Câmara Cível do TJ-RJ. Ao decidir os embargos declaratórios propostos, o tribunal confirmou a legitimidade do Ecad para a cobrança.

    Tanto as empresas como o Ecad propuseram recurso especial junto ao STJ e recurso extraordinário perante o Supremo. As empresas alegaram ser controvertida a questão da legitimidade do Ecad para a cobrança dos direitos autorais individuais dos compositores, principalmente no tocante aos compositores estrangeiros. Em relação a eles seria necessária a demonstração de outorga de procuração à associação nacional ou de exercício de representação de associação no exterior.

    Por outro lado, o Ecad afirmou ser parte legítima para promover ação judicial na busca dos interesses dos titulares dos direitos autorais de composições musicais, inclusive em virtude de execução pública realizada por exibidores cinematográficos. A prova de filiação e autorização do titular dos direitos reivindicados seria desnecessária. Além disso, o Ecad e a União Brasileira de Compositores (UBC) representariam, mediante contratos de reciprocidade, inúmeras associações estrangeiras, as quais “merecem a mesma proteção das nacionais, independentemente da apresentação de instrumentos contratuais”.

    STJ

    Ao analisar os argumentos do Ecad, o ministro concluiu por negar seguimento ao recurso das empresas. De fato, conforme vários casos julgados no STJ, a cobrança dos direitos autorais de compositores estrangeiros exige o atendimento aos requisitos previstos nos artigos 103 e 105 da Lei 5.988 /73. No entanto a questão não fora examinada no TJ-RJ, o que impede sua apreciação no STJ.

    Dessa forma, mesmo com o Ecad não tendo demonstrado possuir autorização para exigir a cobrança das contribuições devidas aos compositores estrangeiros, não se justifica a exclusão das parcelas. A cobrança é inviável no presente processo, sendo possível a discussão da matéria em outra ação. Assim, fica mantida a decisão da Justiça estadual, pela legitimidade geral do Ecad para proceder à cobrança dos direitos de execução pública musical devidos pela exibição de filmes, no percentual de 2,5% da receita bruta da bilheteria dos cinemas, independente de qualquer particularidade das obras.

    Processo: Resp 403544

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2351
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cinemas-devem-pagar-direitos-autorais-por-musicas-dos-filmes/141529

    Informações relacionadas

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 6 anos

    Ecad não poderá cobrar direitos autorais de músicas exibidas em salas da Cinemark

    Ana Zan Mosca, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Qual o caminho para solicitar a autorização de uma música original!

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo Contrato Cessão de Direitos sobre Músicas

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 15 anos

    STJ reconhece limites de atuação do Ecad em transmissões promovidas pela MTV

    Leonara Rocha, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Empresas que usam música ambiente devem pagar direitos autorais?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)