Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

Claro deve dano moral a cliente negativada por fraude

Decisão é do TJ/MG.

Publicado por Clovis A. Maschietto
há 5 anos



A 12ª câmara Cível do TJ/MG condenou a empresa de telefonia Claro a indenizar uma consumidora, a título de danos morais, por cobrança e negativação indevidas. O colegiado verificou que a mulher foi vítima de fraude, sendo cobrada por dívida que desconhecia.

A mulher ajuizou ação contra a Claro alegando que seu nome foi negativado por dívida que desconhecia. Também argumentou que foi vítima de fraude, pois os documentos que subsidiaram o negócio jurídico entre ela e a empresa são falsos. Pediu a exclusão de seu nome dos cadastros de proteção ao crédito e indenização por danos morais.

A consumidora alegou que a empresa de telefonia possuía seus dados para que pudesse averiguar sua verdadeira identidade e, caso tivesse confirmado, teria visto que a contratante estava utilizando dados falsos.

O juízo de 1º grau declarou a inexistência dos débitos questionados e determinou a exclusão da negativação. Diante da negativa da indenização, a mulher interpôs recurso pugnando pelos danos morais.

Dano moral

Relatora, a desembargadora Juliana Campos Horta entendeu que a empresa deve os danos morais, fixando-os em R$ 6 mil. Para ela, a indenização é devida não por causa da fraude, pois tal evento é "uma das hipóteses de fortuito interno, ligada aos riscos do negócio"; mas por conta da negativação e cobrança indevidas:

"Como consequência da negativação e cobrança indevida, não há como desvincular a conduta da parte ré quanto aos danos morais suportados pela parte apelante."

Veja o acórdão.

  • Sobre o autor22 anos comprometido com a transparência e eficácia no serviço!
  • Publicações364
  • Seguidores111
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações432
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/claro-deve-dano-moral-a-cliente-negativada-por-fraude/761125074

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação de Cancelamento do Cobrança Indevida, Cumulado com Pedido Liminar de Suspensão de Inscrição no Serasa - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Claro

Cesar Rabelo, Advogado
Modeloshá 4 anos

Dano moral - Cartão de Crédito não solicitado - Cobranças Indevidas

Natan Rodrigues, Advogado
Modeloshá 4 anos

Ação de Cancelamento de cobrança indevida c/c indenização por danos morais

Tribunal de Justiça do Ceará
Peçahá 3 anos

Petição Inicial - Ação Indenização por Dano Moral contra Claro S/.A

Turnes Advogados, Advogado
Artigoshá 6 anos

Três motivos para entrar com uma ação contra a operadora de telefonia pela falha na prestação de serviços

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)