Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Cobrança abusiva de cheque especial não utilizado é barrada pelo STF

Em resolução, Banco Central permitiu as instituições bancárias cobrarem 0,25% de quem tivesse excedente sobre o valor de R$ 500,00 de limite no cheque especial, ainda que o consumidor não utilize o limite.

Publicado por Renildo Carvalho
há 4 anos

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, na terça-feira (14), a cobrança de uma tarifa de 0,25% sobre qualquer limite acima de R$ 500 que seja disponibilizado automaticamente na conta corrente dos consumidores.

A decisão de Gilmar Mendes é liminar e atendeu a um pedido movido no âmbito de uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), que alega violação ao princípio constitucional de proteção ao consumidor, entre outros pontos.

O bom senso prevaleceu nesta decisão do ministro Gilmar, e será ratificada pelo Pleno do STF, pois a resolução que autorizou a cobrança da tarifa sobre um produto não consumido é absurda, sem sustentáculo legal.

Como calcular juros e multa de qualquer tipo de conta ou boleto

  • Sobre o autor"Dê-me os fatos que eu direi o seu direito"
  • Publicações21
  • Seguidores51
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações183
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cobranca-abusiva-de-cheque-especial-nao-utilizado-e-barrada-pelo-stf/832938987

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)