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3 de Maio de 2024

Cobrança da Vivo indevida: Você passou por isso?

há 3 anos

Cobrança da Vivo indevida: Você passou por isso?

Cobrança indevida / Por Emanuel Gonçalves

A cobrança da Vivo gera uma grande dor de cabeça para o consumidor. A operadora, famosa pelo seu histórico de cobranças indevidas e denúncias no Procon.

Se você for cliente dessa empresa é muito importante ficar atento ao conteúdo das suas faturas. Bem como, guardar os comprovantes de pagamento. Para que não aja cobrança mais de uma vez por uma dívida que já foi paga.

Também é fundamental conhecer os seus direitos como consumidor. Já que você pode abrir uma ação contra a empresa por danos morais em caso de cobrança indevida. Assim, continue a leitura deste artigo para mais informações.

Cobrança da vivo indevida

A cobrança da vivo indevida ocorre quando se refere a um serviço que você não contratou. Ou quando o valor cobrado está relacionado com uma conta que já foi paga anteriormente.

Isso ocorre muito mais do que você imagina e causa um bom prejuízo aos consumidores desatentos. Por isso é tão importante avaliar a sua fatura com atenção. Bem como, reclamar sempre que identificar um erro.

O setor de cobrança da Vivo não é dos melhores e apresentou esse tipo de falha diversas vezes. Tanto que em 2019 a empresa sofreu processo pelo Procon. Por conta do grande número de denúncias de cobrança indevida.

Também deve-se ficar atento às tarifas cobradas na sua fatura. Pois, algumas delas podem estar relacionadas com serviços que você não utilizou. Por exemplo:

  • Renovação do pacote de dados;
  • Chamadas internacionais;
  • Ligações para outro estado;
  • Recarga rápida;
  • Seguros

A princípio essas tarifas podem apresentar um custo baixo. Porém, com o passar do tempo elas irão pesar no seu orçamento. Além disso, fazer a denúncia reduz o risco da empresa voltar a te cobrar por serviços que você não utiliza.

Cobrança indevida e danos morais

Deve-se denunciar a cobrança da Vivo por danos morais nos seguintes casos:

  • Dívidas prescritas;
  • Contas que já foram pagas;
  • Tarifas inexistentes;
  • Serviços não contratados.

Principalmente caso a cobrança ocorrera de forma vexatória. Ou se a empresa te pressionar a quitar a dívida e não acatar a sua reclamação. Pois isso afeta a sua qualidade de vida e te coloca em uma situação tensa.

Já que os credores são muito insistentes na hora de cobrar a dívida. Contudo, não tomam os cuidados necessários na hora de encaminhar a fatura e cometem diversos erros.

Confira o passo a passo completo para denunciar a cobrança indevida da Vivo por dano moral:

  1. Realize uma descrição do valor indevido cobrado na sua fatura;
  2. Deve-se ter os documentos necessários de comprovação de que o serviço não teve solicitação;
  3. Pagou-se a dívida ou negociada anteriormente;
  4. Com esses documentos em mãos, entre em contato com a operadora;
  5. Solicite uma nova via da conta e/ou realize a sua reclamação;
  6. A Vivo tem 30 dias para te enviar uma resposta;
  7. Caso você tenha pago a dívida antes de realizar a reclamação, a operadora deverá te ressarcir.
  8. Se a Vivo não te responder em até 10 dias úteis abra uma denúncia no Procon;
  9. Ou então entre com uma ação por danos morais e solicite uma indenização.

Qual é o número de cobrança da Vivo?

O contato com a cobrança da Vivo pode ser realizado por telefone, pelo site ou através do aplicativo. Então, você não precisará sair de casa para realizar a reclamação e renegociar seu débito.

Basta ligar para a central de ajuda da operadora gratuitamente no telefone 0800 774 1515. Você também pode realizar a sua reclamação pelo WhatsApp através do número (11) 9 9915 1515.

Caso você a cobrança da Vivo não solucione o problema, você pode fazer uma denúncia na Anatel. Já que essa agência é responsável por regular as empresas de telefonia no Brasil. Bem como, proteger o consumidor contra abusos.

Para realizar a denúncia ligue no número 1331 de segunda a sexta-feira das 8h às 20h. Contudo, você também pode registrar sua reclamação através do site oficial da Anatel.

Como funciona o setor de cobrança da Vivo?

O setor de cobrança da Vivo não tem uma reputação boa. Pois, muitas pessoas são cobradas por dívidas que já foram pagas há meses. Assim como, por serviços que nunca foram utilizados ou que foram cancelados.

Para conferir, acesse o perfil da operadora no Reclame Aqui e leia o depoimento dos clientes. Você perceberá que as principais reclamações estão relacionadas com a cobrança indevida.

Seguido pela péssima qualidade do atendimento e pelos problemas técnicos. A insatisfação dos clientes é tão grande que a empresa está com a pontuação zerada na plataforma.

Outra reclamação constante dos clientes é que a cobrança da Vivo não soluciona o problema no prazo estipulado na legislação. Então, a melhor opção é realizar uma denúncia na Anatel e no Procon. Além de entrar com uma ação por danos morais.

Já que na hora de cobrar, os credores utilizam diversas estratégias para pressionar o consumidor. Dessa forma, nada mais justo do que fazer essas empresas pagarem pelo estresse causado.

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A vivo esta me negativando no boa vista uma divida de 2014
na epoca tentei pagar ai eles nunca enviava o boleto ai agora estou no essa inadiplencia
nao consigo comprar ou fazer cartao de credito por conta dessa divida continuar lendo

Estou passando por isso a vivo está me cobrando uma conta do mês 12/2020, já paga em 14/01, já conversei com eles, enviei email com comprovante de pagamento, porém não deram baixa, hj estamos no final do mês 4/2021 e nada fizeram em meu favor A respeito, pelo contrário, cortaram meu telefone (não ligo ,nem recebo ligacoes) , minha internet está reduzida (lenta quase parando), detalhe com minhas contas pagas. Me mandam e mais é sms de cobrança a todo instante. O q posso fazer? Tenho algum amparo da lei? continuar lendo