Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Comitê de Gestão da Crise Hídrica do MPPB discute qualidade da água do Boqueirão com professores da UFCG e UEPB

    O Comitê de Gestão da Crise Hídrica do Ministério Público da Paraíba (MPPB) obteve, durante reunião realizada nesta segunda-feira (5), na sede da instituição em Campina Grande, informações técnico-científicas que vão servir de parâmetro para a adoção de novas medidas sobre o monitoramento e a garantia da qualidade da água proveniente do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que é fornecida pela Cagepa a 19 municípios do Compartimento da Borborema.

    Entre os pontos debatidos por procuradores e promotores de Justiça, professores da UEPB e UFCG e acadêmicos na área de recursos hídricos, foi destacada a necessidade de a Cagepa apresentar ao MPPB, mensalmente, laudos com os níveis de metais pesados existentes na água do Açude de Boqueirão, que abastece a região de Campina Grande, e de outros reservatórios monitorados pela companhia no âmbito estadual.

    Sobre este assunto, o professor Howard William Pearson apresentou, de antemão, dados técnicos levantados pelo Laboratório de Referência de Dessalinização (LABDES) da UFCG, que apontam 512,5 de Dureza Total de metais pesados e 307,8 de sódio na água do Epitácio Pessoa. Esses números serão objetos de avaliação por parte do Comitê da Crise Hídrica da Paraíba.

    Outra questão discutida pelos representantes do MPPB e das universidades se relacionou à provável retirada de água bruta diretamente dos reservatórios para consumo humano. Neste caso, segundo eles, a qualidade do produto se torna inexistente, o que levou a todos ao consenso de que essa prática deva ser urgentemente vedada.

    O procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, que preside o comitê, relatou que uma nova reunião deve ser realizada e breve para anúncio das medidas que serão tomadas pelo Ministério Público.

    Participaram da reunião, além do procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, os procuradores Francisco Sagres Macedo Vieira, Álvaro Gadelha e Herbert Targino, e os promotores de Justiça Alcides Leite Amorim, Adriana Amorim de Lacerda e Cláudia Cabral, coordenadora do Caop da Saúde, Consumidor e Meio Ambiente.

    Além do professor Howard William Pearson, a reunião desta segunda-feira contou com as participações os técnicos da UEPB Weruska Brasileiro, José Ethan de Lucena Barbosa, Janiele França Nery e Ester Luiz de Araújo,representando a UFCG e o Instituto Federal de Educação.

    O ‘Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba’ foi criado no dia 10 de junho e, em um primeiro momento, tem como principal foco o Açude de Boqueirão e o abastecimento de água na região polarizada pelo município de Campina Grande. Contudo, suas ações já estão voltadas à problemática dos recursos hídricos de todo o Estado da Paraíba.

    • Publicações6496
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações92
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comite-de-gestao-da-crise-hidrica-do-mppb-discute-qualidade-da-agua-do-boqueirao-com-professores-da-ufcg-e-uepb/412264033

    Informações relacionadas

    Oito procuradores concorrem na eleição para membros do Conselho Superior do MPPB

    CSMP aprova homologação dos nomes dos promotores que vão integrar a CCrimp

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 7 anos

    Comissão debate captação irregular de água do rio São Francisco

    PGJ dá posse a novo promotor de Justiça de Boqueirão

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 7 anos

    Agenda do dia

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)