Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Oito procuradores concorrem na eleição para membros do Conselho Superior do MPPB

    Oito procuradores de Justiça concorrem na eleição para membros do Conselho Superior do Ministério Público da Paraíba (CSMP) que ocorre na próxima quarta-feira (14). Os procuradores Francisco Sagres Macedo Vieira, Herbert Douglas Targino, José Marcos Navarro Serrano, José Raimundo de Lima, José Roseno Neto, Kátia Rejane Medeiros Lira Lucena, Marilene de Lima Campos de Carvalho e Valberto Cosme de Lira se inscreveram para escolha dos cinco membros titulares e três suplentes do CSMP.

    Pela primeira vez, a eleição do Conselho Superior será totalmente online através de sistema disponibilizado na extranet dos membros do MPPB. A votação ocorrerá das 8h às 16h. A apuração dos votos e a divulgação dos eleitos, após as 16h, no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

    A Comissão de Acompanhamento da Eleição para o Conselho é presidida pelo procurador de Justiça Doriel Veloso Gouveia e integrada pelos promotores Francisco Lianza Neto e Cláudio Antônio Cavalcanti.

    Atuação

    Os candidatos destacaram o que pretendem fazer caso sejam eleitos para o Conselho Superior. O procurador Francisco Sagres relatou que pretende defender o Ministério Público, sobretudo, a atuação dos promotores de Justiça dentro de toda a sua plenitude funcional. “Vamos mostrar a cada momento que o MP está a serviço a sociedade, para o qual foi instituído, buscando a seriedade como tem sempre se postado o Conselho”, acrescentou.

    O procurador Herbert Targino ressaltou seu compromisso institucional. “Meu compromisso é com as causas institucionais de todos os membros do Ministério Público”, disse.

    Já o procurador José Marcos Navarro falou que pretende continuar o trabalho realizado em outros mandatos. “Pretendo continuar o que já venho produzindo, sempre preocupado com a instituição, com os rumos que ela toma, especialmente nessa época muito difícil, quando o MP está muito visado”.

    O procurador José Raimundo destacou a atenção aos processos administrativos. “Pretendo, primeiro, continuar dando melhor atenção aos processos administrativos que retornam das comarcas do interior, isso é importante para manter em dia todo o trabalho de análise daqueles questionamentos feitos pelos promotores. Outro ponto, é estar ao lado dos colegas do Conselho vigilante com relação a todos os procedimentos quer sejam administrativos, que sejam judiciais”.

    O procurador José Roseno enfatizou que vai dar cumprimento à Lei Orgânica do Ministério Público. “Pretendo dar cumprimento ao que realmente determina Lei Orgânica e o regimento interno do Conselho que é, sobretudo, zelar pelo bom funcionamento da instituição ministerial”.

    A procuradora Kátia Rejane Lucena também deu ênfase à continuidade do trabalho. “Minha pretensão é dar continuidade a tudo que é necessário ao bom desempenho do Conselho e também para ajudar na gestão do Ministério Público. A intenção do Conselho deve ser contribuir na gestão da administração superior”, declarou.

    A continuidade também foi ressaltada pela procuradora Marilene Carvalho. “Pretendo continuar com a mesma postura que tive nas gestões anteriores de dois mandatos, procurando ter um olhar de valorização para os membros, olhar de ajustar nossa resolução com critérios objetivos, mas também observar a subjetividade de cada pessoa, cada indivíduo, procurando fazer as coisas com seriedade, lutar pelo interesse da instituição para o que é melhor, sempre de acordo com o que é bom e não para o que prejudica nossa instituição”.

    O procurador Valberto Lira falou sobre contribuir com o Ministério Público. “Minha única intenção é de contribuir para essa instituição, como fizemos no mandato, idealizando projetos, propostas de resolução para que possamos aprimorar o MP, especificamente as atribuições do Conselho como órgão da administração superior e com papel preponderante na vida do MP”.

    Candidatos

    Francisco Sagres Macedo Vieira: é o 6º Procurador de Justiça Criminal do MPPB. Ingressou no Ministério Público no dia 03 de fevereiro de 1988. Tomou posse como procurador de Justiça em 19 de junho de 2006. Já atuou como coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

    Herbert Douglas Targino: é o 3º Procurador de Justiça Cível do MP. Ingressou no Ministério Público no dia 17 de novembro de 1988. Tomou posse como procurador de Justiça no dia 20 de agosto de 2015. Como promotor, atuou à frente da Coordenação das Promotorias em João Pessoa e Campina Grande.

    José Marcos Navarro Serrano: é o 1º Procurador de Justiça Criminal do MPPB. Ingressou na instituição no dia 16 de junho de 1977 e foi tomou posse como procurador de Justiça no dia 18 de outubro de 1991. Na instituição, já ocupou o cargo de procurador-geral de Justiça no biênio 2001-2003.

    José Raimundo de Lima: é o 10º Procurador de Justiça Cível do MPPB. Teve seu ingresso na instituição no dia 02 de julho de 1978. Tomou posse como procurador de Justiça no dia 05 de fevereiro de 2004. Atualmente, é diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional.

    José Roseno Neto: é o 2º Procurador de Justiça Criminal do MPPB. Ingressou na instituição no dia 03 de outubro de 1983. Tomou posse como procurador de Justiça no dia 17 de fevereiro de 2006. Já ocupou os cargos de corregedor-geral e subprocurador-geral.

    Kátia Rejane Medeiros Lira Lucena: é a 3ª Procuradora de Justiça Criminal. Teve seu ingresso na instituição no dia 13 de maio de 1981. Foi empossada como procuradora de Justiça no dia 04 de abril de 2003. Atualmente é coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais.

    Marilene de Lima Campos de Carvalho: é a 11ª Procuradora de Justiça Cível da instituição. Ingressou no MPPB no dia 20 de abril de 1982 e tomou posse como procuradora de Justiça no dia 17 de março de 2009. Atualmente ocupa o cargo de subcorregedora-geral do MPPB.

    Valberto Cosme de Lira: é o 6º Procurador de Justiça Cível do MP. Ingressou no Ministério Público no dia 13 de maio de 1981. Tomou posse como procurador de Justiça no dia 22 de abril de 2013. Atualmente, ocupa o cargo de 2º subprocurador-geral.

    • Publicações6496
    • Seguidores23
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oito-procuradores-concorrem-na-eleicao-para-membros-do-conselho-superior-do-mppb/414173731

    Informações relacionadas

    CSMP aprova homologação dos nomes dos promotores que vão integrar a CCrimp

    CGJ-SP divulga lista geral de delegações do Estado de São Paulo que se encontram vagas - parte I

    PGJ dá posse a novo promotor de Justiça de Boqueirão

    Comitê de Gestão da Crise Hídrica do MPPB discute qualidade da água do Boqueirão com professores da UFCG e UEPB

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 7 anos

    Agenda do dia

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)