Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Como é descartado o lixo que você produz?

O selo ambiental não é apenas mais uma certificação da instituição

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Todo mundo fala de sustentabilidade. A palavra virou moda. Mas poucos, na verdade, sabem o que é ser sustentável. Menos ainda são as empresas que têm esta cultura. Sustentabilidade vai muito além de fechar a torneira enquanto escova os dentes, não jogar lixo no chão e reciclar materiais. É a maneira de o homem interagir com o mundo, cuidando do meio ambiente e não comprometendo os recursos naturais para as gerações futuras.

Como é descartado o lixo que você produz? Um dos pilares da sustentabilidade é o gerenciamento do lixo que é produzido durante as atividades do dia a dia.

Para minimizar os danos ao meio ambiente, o Brasil pretende, em 2014, extinguir os lixões. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, discutida na IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, trata, entre outros assuntos, do descarte correto de lixo. Para que esta lei seja eficaz é preciso que todos tenham consciência de que a responsabilidade pela destinação adequada dos resíduos sólidos deve ser compartilhada entre os governos, as empresas e a sociedade civil. Cada um deve fazer a sua parte!

São geradas, aproximadamente, 120 mil toneladas de lixo urbano por dia no Brasil. Deste total, de 1% a 3% é produzido em estabelecimentos de saúde, como laboratórios, clínicas, hospitais, etc. Para reduzir os impactos ambientais causados por estes resíduos, muitas empresas têm adotado práticas mais sustentáveis.

Umas das formas de uma instituição adquirir a cultura da sustentabilidade e ter o compromisso de proteger o meio ambiente é a implantação de um sistema de gestão ambiental, como a norma ISO 14001. Ter certificação nesta norma significa que a empresa se preocupa em evitar danos ambientais, além de estar alinhada com boas práticas de sustentabilidade.

Num laboratório de análises clínicas, por exemplo, essas práticas incluem o descarte correto de resíduos biológicos e químicos, existentes em estabelecimentos de saúde, a impressão de todos os resultados em papel reciclado, o tratamento de efluentes, o envio para reciclagem de papel e plástico, dentre outras.

Todas essas atitudes “verdes” fazem parte da política de gestão ambiental do laboratório Cedilab, que é a única empresa do setor de saúde, em Mato Grosso, que possui o selo ISO 14001 há mais de dez anos.

O selo ambiental não é apenas mais uma certificação da instituição. É uma forma de disseminar a consciência da proteção ambiental na área da saúde, entre colaboradores, clientes e fornecedores. Porque cuidar do meio ambiente não é difícil. Basta cada um fazer a sua parte e incentivar o outro a também aderir à moda da sustentabilidade, vestindo a camisa da consciência ambiental. Desta forma, faremos a diferença e estaremos cuidando das gerações futuras!

Foto: http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=5&cid=199683

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3785
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1932
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-e-descartado-o-lixo-que-voce-produz/122353971

Informações relacionadas

Notíciashá 10 anos

Ex-prefeito de Brejo de Areia é condenado por improbidade

Eliezer Batista, Advogado
Artigoshá 4 anos

O Direito social ao transporte: A nova previsão constitucional como meio de promoção de direitos fundamentais

Fátima Burégio, Advogado
Notíciashá 9 anos

ONU: "A pobreza tem cor no Brasil, e os negros são os mais ameaçados pela crise econômica do país"

Carolina Salles, Advogado
Notíciashá 10 anos

Saiba benefícios da destinação correta de resíduos

Maikon Eugenio, Advogado
Notíciashá 9 anos

Após 10 anos de queda, número de miseráveis volta a subir no Brasil

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Olá Carolina, muito bom o seu texto, estou desenvolvendo um projeto de criação de uma ONG para prestar serviços de reciclagem, inicialmente ao óleo de cozinha, que é utilizado e descartado de forma incorreta ao meio ambiente. se vc tiver alguma sugestão por favor me envie através deste portal.

Obrigado. Deraldo continuar lendo