Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Como evitar ações judiciais no âmbito da justiça do trabalho?

Advocacia consultiva

Após a reforma trabalhista, a CLT abarcou alguns instrumentos que podem auxiliar o empresário nas relações com o empregado, e com a devida assessoria consultiva até evitar ações no âmbito da justiça do trabalho.

A legislação trabalhista possibilita, por exemplo, a conciliação entre as partes envolvidas na relação de trabalho para realizar um acordo de demissão.

Nesse tipo de demissão a multa de 40%, é paga pela metade, ou seja, 20% sobre o saldo do FGTS; assim como o aviso prévio, se for indenizado, será pago pela metade. O empregado poderá ainda sacar até 80% do FGTS, mas não terá direito ao seguro desemprego.

É importante registrar, que na dispensa consensual as verbas rescisórias continuam sendo pagas na sua integralidade, como saldo de salário, referente aos dias trabalhados no mês da demissão, férias vencidas mais o abono de 1/3, férias proporcionais, referente aos meses trabalhados no período aquisitivo, mais o abono de 1/3, e décimo terceiro proporcional, referente aos meses trabalhados no ano.

Conhecer bem as convenções coletivas da categoria, pode ser outro meio de evitar as demandas, visto que a reforma incluiu o artigo 611-A da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que afirma que a convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando dispuserem sobre, por exemplo, banco de horas anual, intervalo intrajornada, planos de cargos e salários, entre outros.

Em tempos de crise o contrato de trabalho intermitente pode ser outro aliado do empresário, já que é caracterizado pela prestação de serviços de modo não contínuo.

A pandemia ocasionada pelo COVID-19 também popularizou o teletrabalho, mais conhecido como home office, que pode ser concedido mediante contrato de trabalho especifico, no qual o empresário deve explicitar as atividades que serão exercidas pelo colaborador.

O ponto fundamental para que a empresa evite ao máximo ações judiciais é o acompanhamento técnico e jurídico durante toda a trajetória do funcionário na empresa desde a sua contratação até o seu desligamento.

Consultar uma boa assessoria jurídica pode evita muitos casos de intervenção judicial, sendo o caminho da prevenção, mediação e acordos extrajudiciais as alternativas que levam aos resultados mais satisfatórios para as partes.

Castro Hersen & Rêgo Advogados Associados

Talita Castro dos Santos Garrido – Sócia

71 3012-4411 – 71 99128-0899

  • Publicações38
  • Seguidores9
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações73
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-evitar-acoes-judiciais-no-ambito-da-justica-do-trabalho/929879506

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)