Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Como funciona o exame toxicológico?

Publicado por Doutor Multas
há 2 anos

Foi multado? Quer recorrer? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o especialista direto no WhatsApp!

Hoje, o exame toxicológico é uma exigência para motoristas profissionais das categorias C, D e E. Além disso, pessoas que não trabalham na área, mas que precisam renovar a carteira, devem realizar esse teste.

Essa é a chamada Lei do Caminhoneiro. Mais especificamente, ela define que pessoas com menos de 70 anos de idade que possuem essas categorias da Carteira Nacional de Habilitação devem fazer um teste a cada dois anos e meio, mesmo que a CNH ainda esteja dentro da validade.

Foi multado? Receba uma Consulta Gratuita com um especialista em Direito de Trânsito e saiba quais são as chances de sucesso com um recurso de multa.

Do mesmo modo, pessoas que trabalham registradas como caminhoneiros devem realizar o toxicológico para realizar a admissão e para a demissão nas empresas onde trabalham. Segundo o Contran, deixar de fazer o exame na data correta resulta em multas. Além disso, você pode até mesmo ficar proibido de dirigir durante 90 dias.

Da mesma maneira, um exame toxicológico fora do prazo gera pontos na carteira e até mesmo multas. Desse modo, é fundamental não perder as datas para evitar dores de cabeça. A seguir, você entenderá melhor como funciona esse teste que identifica substâncias ilícitas nos condutores.

Funcionamento do exame toxicológico

Em primeiro lugar, o exame toxicológico tem como objetivo principal evitar que pessoas dirijam sob o efeito de drogas. Nesse sentido, as categorias verificadas são aquelas que mais aparecem nos registros de acidentes que envolvem o uso de substâncias psicoativas.

Nesse sentido, o exame precisa detectar uma janela mais ampla do uso desses elementos. Portanto, ele é feito com base em amostras de pelos ou cabelos. Assim, é possível avaliar a presença das drogas em um período que varia de três a seis meses.

O que o exame toxicológico detecta

Os elementos psicoativos que são identificados no exame toxicológico atuam diretamente no nosso cérebro. Logo, eles alteram o nosso estado emocional, a nossa consciência e a forma que nós reagimos diante de estímulos externos.

Algumas das substâncias identificadas pelo exame toxicológico são, por exemplo, as Anfetaminas, a Cocaína, a Codeína, o Crack, a Heroína, a Maconha, o MDMA, o MDA, a Morfina e até mesmo algumas drogas que inibem apetite (Anfepramona, Femproporex, Mazindol).

O que o exame toxicológico não detecta

Nem todas as drogas que o teste detecta são ilícitas. Afinal, algumas delas são indicadas por médicos para tratar transtornos e doenças. Nessas situações não há motivo para se preocupar. Basta que o condutor apresente uma receita médica quando for realizar o exame toxicológico.

Além disso, algumas substâncias que não fazem parte de tratamentos médicos são identificadas no exame, mas não são punidas pela Lei do Caminhoneiros. Alguns exemplos são: bebidas alcóolicas, anabolizantes, produtos calmantes naturais , essências para vape (com ou sem nicotina) e cigarros.

Erros no exame toxicológico

Algumas teorias questionam possíveis erros nos exames. Por exemplo, ficar próximo de alguém que está usando vape ou outros tipos de cigarro eletrônico. Contudo, a ciência afirma que não existe essa possibilidade.

Do mesmo modo, usar o vape, cigarro eletrônico, sem substâncias ilícitas, também não interfere nos resultados. Segundo os especialistas usar tintura nos cabelos, gel ou qualquer outro produto de beleza também não interfere no exame. Afinal, as amostras passam por uma lavagem antes de serem analisadas em laboratório.

Foi multado? Quer recorrer? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o especialista direto no WhatsApp!

  • Publicações280
  • Seguidores722
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações177
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-funciona-o-exame-toxicologico/1669708293

Informações relacionadas

Maira Sibele Santos, Advogado
Artigoshá 2 anos

Empresas podem exigir exame toxicológico do motorista profissional!

Tudo sobre Legislação Trabalhista no Brasil

Esmeraldo Cruz Sampaio, Advogado
Notíciasano passado

Exame toxicológico para motoristas profissionais mudou de regra.

Doutor Multas, Bacharel em Direito
Artigoshá 7 anos

CNH Suspensa: 3 Consequências de dirigir com que você nem imagina

Doutor Multas, Bacharel em Direito
Artigoshá 5 anos

Mito ou verdade: Lei Seca dá prisão?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)