Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Compensação de crédito tributário não tem limite temporal, decide juíza

há 7 meses

A compensação tributária iniciada dentro do prazo quinquenal descrito no artigo 168 do Código Tributário Nacional deve se estender até completar o valor total do crédito, sob pena de tornar o direito do contribuinte ao ressarcimento inócuo.


Juíza federal assegurou direito de empresa de compensar totalidade de crédito tributário sem nenhum tipo de limitação de temporal

Dollar Photo Club

Esse foi o entendimento da juíza Ana Lúcia Iucker Meirelles de Oliveira, da 3ª Vara Federal de São Bernardo do Campo (SP), para assegurar o direito de uma empresa de utilizar integralmente seu crédito tributário sem qualquer limitação temporal.

No caso, a empresa obteve decisão favorável a respeito da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins e tem mais de R$ 15 milhões em crédito tributário a restituir. Na ação, a companhia questiona a Instrução Normativa RFB 2.055 de dezembro de 2021, juntamente com o enunciado da Solução de Consulta-COSIT 382/2014, estabeleciam uma limitação temporal ao direito de compensação.

Ao decidir, a magistrada entendeu que o prazo de cinco anos previsto no Código Tributário Nacional corre até o exercício do direito repetitório pelo contribuinte e não apenas até a satisfação integral do crédito. Portanto, a empresa tem o direito de continuar a compensação até o esgotamento do crédito, sem limitação temporal.


O contribuinte foi defendido pelo escritório Valentir Sociedade de Advogados.

Processo 5004962-44.2023.4.03.6114

Fonte: Conjur.com

  • Publicações35
  • Seguidores104
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações47
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/compensacao-de-credito-tributario-nao-tem-limite-temporal-decide-juiza/1997496347

Informações relacionadas

Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Jurisprudênciaano passado

Tribunal Regional Federal da 4ª Região TRF-4 - APELAÇÃO CIVEL: AC XXXXX-31.2021.4.04.7100

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

III.6 – Prazo para compensação ou ressarcimento

STJ fixou a tese segundo a qual "a validade das multas administrativas por infração ambiental, independe da prévia aplicação da penalidade de advertência".

Carlos Junior, Bacharel em Direito
Notíciashá 7 meses

STJ: Decisão veda a cobrança extrajudicial de débitos prescritos.

Luiz César Marinho Falcão Neto , Advogado
Notíciashá 7 meses

Licença prêmio não usufruída na ativa foi convertida em pecúnia pelo STJ, por entender tratar-se de direito adquirido

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)