Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Compensações não homologadas não podem ser rediscutidas em Execução Fiscal

    Publicado por Edson Santos
    há 2 anos

    O Superior Tribunal de Justiça, através da sua Seção de direito público, firmou entendimento unânime que os contribuintes, após terem suas compensações fiscais não aceitas pelo fisco, não podem rediscuti-las em Embargos à Execução Fiscal.

    Os ministros, acompanhando o relator do processo no EREsp 1.1795.347/RJ[1], fundamentaram a decisão com base na Lei de Execuções Fiscais, precisamente o artigo 16, § 3º., que dispõe sobre a inadmissão de reconvenção e compensação nos Embargos à Execução Fiscal. Desse modo, somente as compensações obtidas judicialmente podem ser utilizadas como meio de defesa contra as execuções fiscais.

    No entanto, ficou ressalvado no acórdão a possibilidade de o contribuinte, em via judicial própria[2], rediscutir a matéria; em outras palavras, restou a via da Ação Anulatória para o enfrentamento do tema. Nessa linha, a indigitada ação, preferencialmente, deve ser proposta anteriormente à Execução Fiscal.

    Com efeito, o que se extrai da decisão do STJ é um conteúdo muito ruim aos contribuintes, por acrescentar mais um grau de complexidade ao emaranhado do contencioso tributário, ademais de onerar sobremaneira o jurisdicionado.


    [1] PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTÁRIO. EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA. EMBARGOS à EXECUÇÃO FISCAL. COMPENSAÇÃO. INDEFERIMENTO ADMINISTRATIVO. MATÉRIA DE DEFESA. INVIABILIDADE. DISSENSO ATUAL. INEXISTÊNCIA.

    1. Ambas as Turmas que compõem a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça entendem que não pode ser deduzida em embargos à execução fiscal, à luz do art. 16, § 3º, da Lei n. 6.830/1980, a compensação indeferida na esfera administrativa, não havendo mais que se falar em divergência atual a ser solucionada.

    2. (...)

    (EREsp 1795347/RJ, Rel. Ministro GURGEL DE FARIA, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 27/10/2021, DJe 25/11/2021)

    [2]O controle da legalidade do ato administrativo que indeferiu pedido de compensação tributária deve ser, portanto, realizado em via judicial própria. O contribuinte não tem o direito de demonstrar, em sua defesa, nos embargos à execução fiscal, a ausência de liquidez e certeza da CDA (...)”

    • Publicações18
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/compensacoes-nao-homologadas-nao-podem-ser-rediscutidas-em-execucao-fiscal/1328400912

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)