Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Concedida segurança para afastar limitações de edital em concurso

    Publicado por Correio Forense
    há 10 anos

    Por maioria, os desembargadores da 1ª Seção Cível concederam a segurança em mandado interposto por G.R.R.F. contra ato praticado pelos Secretários de Estado de Administração e Justiça e de Segurança Pública consistente na limitação de candidatos com idade entre 18 e 24 anos e altura mínima de 1,60m para o sexo feminino, nos termos do artigo 2.1, itens b e c do edital do concurso para ingresso no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar.
    Alega que foi aprovada e classificada na prova objetiva, atingindo 47 pontos, possui 28 anos e 1,56m de altura, por isso não se conforma com as restrições impostas, por entender que violam os princípios constitucionais da legalidade, isonomia e dignidade da pessoa humana.

    Requer a concessão da segurança para afastar as limitações impostas no edital, concernentes à idade e altura, a fim de ingressar na corporação militar, caso seja aprovada em todas as fases do concurso.

    O Estado de MS apresentou informações e defesa alegando que não há qualquer ilegalidade a ser suscitada quanto ao limite máximo de idade (24 anos) e altura (1,60m) para o sexo feminino, perseguido no mandado de segurança.

    Acrescenta que o cargo de Soldado da Polícia Militar exige do candidato vigor físico, o que por si só justifica as limitações impostas, requisito esse amparado pelo art. 39, § 3º, in fine, da Constituição Federal. A Procuradoria Geral de Justiça opina pela denegação da segurança.

    Em seu voto, o Des. Claudionor Miguel Abss Duarte, relator do processo, lembrou que matéria relacionada à limitação etária foi decidida recentemente pela 1ª Seção Cível e citou a ementa do mandado de segurança em cuja questão foi resolvida. “MANDADO DE SEGURANÇA – LIMITE DE 24 ANOS DE IDADE PARA INGRESSO NA CARREIRA MILITAR – PREVISÃO EDITALÍCIA BASEADA NA LEI Nº 3.808/2009 QUE FOI DECLARADA INCONSTITUCIONAL PELO ÓRGÃO ESPECIAL – IMPOSSIBILIDADE – SEGURANÇA CONCEDIDA. Declarada a inconstitucionalidade da Lei nº 3.808/2009 pelo Órgão Especial e, restando configurado que o edital utilizou tal comando legal para limitar a idade de ingresso na carreira militar, por corolário lógico deve ser preservado o direito do impetrante de não ser impedido de ingressar no Curso de Formação de Soldados PM/2013, caso aprovado em todas as fases do concurso”.

    E, citando fundamentação de um mandado de segurança da 4ª Seção, de relatoria do Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, o relator concluiu: “Em face do exposto, contra o parecer, concedo a segurança, para assegurar à impetrante a participação em todas as demais fases do concurso, afastando o requisito de limitação de idade máxima e de altura para investidura em cargo, caso logre aprovação em todas as fases do certame”.

    Processo nº 4012088-41.2013.8.12.0000

    Fonte: TJMS

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações90
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concedida-seguranca-para-afastar-limitacoes-de-edital-em-concurso/214433401

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)