Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Concurso da Polícia Civil do Paraná: Universidade Federal do Paraná é condenada a pagar R$ 10mil a título de dano moral a candidato

Publicado por Advocacia Concurso
há 3 anos

Um candidato ao concurso da Polícia Civil do Paraná será indenizado em R$10mil (dez mil reais), além de danos materiais, após o cancelamento da prova no dia da aplicação do certame.

O candidato ao concurso da PCPR, foi até o Estado do Paraná para realização da prova, saindo de Goiás.

De última hora houve o cancelamento das provas, inclusive vários candidatos estavam lá no estado do Paraná para participar do certame.

E a banca examinadora, a Universidade Federal do Paraná, só às 5h da manhã, no dia da aplicação da prova, decidiu cancelar o concurso.

De acordo com a banca, Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná, eles não tinham condições de cumprir com os protocolos de segurança em relação à aplicação da prova, o que poderia colocar em risco a integridade das avaliações e o tratamento isonômico dos candidatos.

Sendo assim, eles decidiram suspender a aplicação de todas as provas previstas para dia 21 de fevereiro de 2021 e afirmaram que seria adiada para outra data oportunamente informada.

Esse cancelamento realmente foi um desrespeito aos candidatos.

Inclusive a própria Defensoria Pública e o Ministério Público do Estado do Paraná ingressaram com uma ação civil pública para que a banca pudesse realmente garantir que seriam seguidos e adotados os critérios de segurança, principalmente relacionados à saúde.

Logo, o juiz federal da Seção Judiciária do Estado de Goiás entendeu que sendo a responsabilidade da Universidade Federal do Paraná objetiva, ou seja, independe da existência de culpa ou dolo do agente, necessitando apenas a ocorrência de um dano, uma conduta que gere um fato e o nexo de causalidade entre o fato e o dano ocorrido.

Constatou, o juiz federal, que o edital do concurso público em apreço foi publicado após a Organização Mundial de Saúde ter declarado a situação de pandemia da Covid-19.

Ora, a Universidade Federal do Paraná sustentou pela possibilidade da realização do certame no referido dia, fato que, de forma inegável, gerou a expectativa e segurança na parte demandante de que poderia se deslocar para a cidade de Curitiba (PR) para a realização da referida prova.

Contudo, ao alterar o cronograma da realização do certame na madrugada da data agendada, tal conduta foge do razoável, haja vista não somente os dispêndio de recursos para o deslocamento e manutenção na referida cidade, bem como a frustração e o abalo que o candidato possui em ter que se preparar tanto intelectualmente como emocionalmente para a realização de uma prova para o cargo de Delegado de Polícia Civil.

Deste modo, a conduta da Universidade Federal do Paraná gerou dano à parte autora passível de indenização.

_________________________________________________

Para falar com a nossa equipe, clique aqui.

Para acessar o nosso site, clique aqui.

Para acessar o nosso perfil no Instagram, clique aqui.

  • Sobre o autorAdvocacia Especializada em Concursos Públicos
  • Publicações43
  • Seguidores30
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações508
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concurso-da-policia-civil-do-parana-universidade-federal-do-parana-e-condenada-a-pagar-r-10mil-a-titulo-de-dano-moral-a-candidato/1239268777

Informações relacionadas

Teixeira, Oliveira, Tuzi Advogados, Advogado
Notíciashá 3 anos

UFPR é condenada a ressarcir e indenizar candidato de concurso não realizado

Victor Madeiro, Advogado
Modeloshá 3 anos

[MODELO] Ação de indenização por danos materiais e morais em face da UFPR e do Estado do Paraná pela suspensão do concurso da PC/PR.

Leandro Moreira da Luz, Advogado
Modeloshá 2 anos

Petição Inicial – Indenização por Danos Materiais e Morais – Concurso da Polícia Civil do Paraná

Janquiel dos Santos, Advogado
Modeloshá 2 anos

Concurso Público PMPR

Victor Câmara, Advogado
Modeloshá 2 anos

[MODELO] Ação de indenização por danos materiais e morais em face do IBFC decorrente da suspensão do concurso de Delegado da PC/BA

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)