Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Condenado por venda clandestina sem nota fiscal é absolvido

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 14 anos

    O Tribunal de Justiça paulista absolveu um homem condenado por crime contra a ordem tributária sob o fundamento de atipicidade da conduta. A 12ª Câmara Criminal entendeu que o acusado, um comerciante, não poderia fazer transporte de mercadoria acobertado por documento fiscal, uma vez que a mercadoria apreendida tinha origem ilícita.

    O colegiado do tribunal entendeu que pela origem clandestina dos produtos apreendidos em poder do réu, não havia como gerar tributos pela comercialização. Para a turma julgadora, não se poderia falar em incidência de ICMS ou na emissão de nota fiscal. Seria o mesmo que solicitar nota fiscal de agente que pratica tráfico ilícito de entorpecentes, afirmou o relator do recurso, desembargador Paulo Rossi.

    José Donizetti Morais Alves foi condenado em primeira instância a dois anos de reclusão por crime contra a ordem tributária, previsto no artigo , inciso II, da Lei nº 8.137/90. O juiz concedeu sursis (suspensão condicional da pena privativa de liberdade) pelo prazo de dois anos e fixado o regime aberto para a hipótese de revogação do benefício.

    O delito é tipificado como crime contra a ordem tributária porque o acusado deixou de registrar saída de mercadoria, mediante e...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11009
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condenado-por-venda-clandestina-sem-nota-fiscal-e-absolvido/2323059

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)