Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Condenados por falsificação e uso de documento falso pedem para recorrer em liberdade

    Publicado por Nota Dez
    há 14 anos

    A. C. dos S. e L. de F. e S. N., condenados pela justiça paulista a três anos de reclusão com base nos crimes previstos nos artigos 297 e 304 do Código Penal (falsificação de documento público e uso de documento falso) impetraram Habeas Corpus (HC 104894 e 104901) no Supremo Tribunal Federal (STF). Os advogados dos condenados questionam o fato de seus clientes não poderem recorrer da sentença em liberdade.

    A defesa afirma que, ao sentenciar A. e L., o juiz negou a eles a possibilidade recorrerem da decisão em liberdade “sem qualquer respaldo jurídico ou legal”. Segundo os advogados, o indeferimento não tem justificativa plausível e idônea. Isso porque a sentença condenatória, ao negar o recurso em liberdade, não demonstrou a necessidade de se manter a custódia dos dois. A decisão teria mencionado os maus antecedentes dos condenados, mas a defesa lembra que, “diferente do alegado”, Alex e Luis são réus primários.

    Nesse sentido, os defensores ressaltam que o Código de Processo Penal aponta a necessidade de se indicar “com objetividade de fatos concretos” o prejuízo à ordem pública ou à instrução criminal para a manutenção da prisão, “o que não ocorre no presente caso”.

    Os advogados salientam, ainda, que seus clientes já cumpriram um terço de suas penas, possuindo, dessa forma, o direito de livramento condicional. Com esses argumentos, requerem liminares para afastar a impossibilidade de seus clientes recorrerem da condenação em liberdade. No mérito, pedem a confirmação da liminar.

    STF

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condenados-por-falsificacao-e-uso-de-documento-falso-pedem-para-recorrer-em-liberdade/2293347

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)