Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Confirmada medida de segurança contra jovem que cometeu abuso sexual

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    A 3ª Câmara Criminal do TJ manteve decisão de primeira instância contra um adolescente, a qual fixou em um ano o período de recolhimento e internação em instituição governamental, por conta de conduta equivalente a atentado violento ao pudor contra vítima que tinha, à época dos fatos, apenas dois anos de idade.

    No recurso, a defesa requereu absolvição pois, em síntese, garantiu inexistirem provas acerca da ocorrência do delito. Subsidiariamente, pediu que o tratamento recomendado ao apelante fosse realizado na cidade onde os fatos se deram, por estar mais próximo de sua família. O pleito também foi negado, uma vez que tal tratamento só existe na Capital.

    De acordo com os autos, durante uma tarde, o jovem invadiu o quintal da casa da criança e a atacou, mesmo com a mãe na residência. Assim que ouviu os gritos da menina, a mãe correu e lutou com o adolescente para que largasse a vítima, já desnuda e coberta de mordidas. O irmão de nove anos chegou a assistir parte do evento. Autoria e materialidade restaram firmes no processo.

    A pretensão do apelante é que não lhe seja imposta medida de segurança, sendo mantido exatamente como hoje se encontra [solto], rechaçou o desembargador Alexandre dIvanenko, relator da matéria. Ele citou o artigo 97 do Código Penal para amparar sua decisão. Se o agente for inimputável, o juiz determinará sua internação. Ou seja, comprovado o cometimento do delito e a inimputabilidade do agente, como no caso dos autos, é imperiosa e inafastável a aplicação da medida de internação. A manutenção do inimputável em seu lar carece de qualquer previsão legal e somente pode ocorrer caso, após o período mínimo de internação fixado, seja averiguada, mediante perícia médica, a cessação de periculosidade, nos exatos termos do § 1º do art. 97 do Código Penal.

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/confirmada-medida-de-seguranca-contra-jovem-que-cometeu-abuso-sexual/2772223

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)