Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Conheça alguns truques para eliminar os agrotóxicos de frutas e verduras

Publicado por Carolina Salles
há 10 anos

Se para plantas, verduras e legumes o agrotóxico serve de proteção, para os humanos, é veneno. Muitas doenças, como câncer de fígado, de cérebro, leucemias e alguns tipos de tumores podem estar relacionados com o consumo dessas substâncias.

Isso porque o organismo não dá conta de metabolizar o excesso do efeito tóxico causado por elementos como os metais tóxicos, que caem na corrente circulatória.

“O fígado humano tem o poder de identificar as toxinas e transformá-las em não tóxicas. O problema é a quantidade. Consome-se tanto agrotóxico que o fígado fica sobrecarregado e não dá conta de metabolizar e anular o efeito tóxico. Com isso, as toxinas adentram as células e aumenta-se a incidência de câncer”, explica o nutrólogo Roberto Navarro.

Mas o que fazer para, no dia a dia, se proteger dos agrotóxicos? A melhor forma, todos sabem, é consumir produtos orgânicos. O problema está no preço, que pode ser o triplo do que se paga pelo alimento cultivado com agrotóxico. Por isso, alguns truques simples ajudam a cortar boa parte dos agrotóxicos contidos nas frutas, verduras e legumes.

Veja abaixo como fazer:

Pimentão e morango – são os campeões de agrotóxicos. “A quantidade de agrotóxicos que eles vão carregar depende de quanto tempo levam para amadurecer. Quanto mais tempo, mais pulverizações”, explica Navarro.

Embora uma parte das toxinas penetre a polpa dos alimentos, é possível diminuir bem a incidência ao lavá-los e deixá-los de molho por meia hora em uma solução de 1 litro de água para 1 colher de bicarbonato de sódio. Depois disso, lavar bem novamente e consumir. O bicarbonato de sódio é eficiente para retirar o agrotóxico contido na casca.

Pepino, maçã, manga e mamão – como boa parte dos agrotóxicos está na casca, se a pessoa descasca, já se livra bem deles. O problema, no entanto, é que as fibras da maçã – que são saudáveis – estão na casca.

“Lavar bem em água corrente, com uma esponja ou escovinha, ajuda bastante. Se quiser usar detergente, que seja neutro”, diz Navarro. Esses alimentos também podem ser deixados na solução de bicarbonato de sódio.

Navarro explica que aquelas frutas ou verduras que têm a casca bonita, com aspecto brilhante, sofreram ação de uma cera bactericida e fungicida, que também é um agrotóxico. “Tem que lavar bem com uma escovinha ou esponja, e depois deixar também no bicarbonato de sódio e lavar bem novamente em seguida”.

Alface, couve, repolho e cebola – As folhas externas são as que contêm mais agrotóxicos. “É bom tirar ao menos uma ou duas camadas, tanto das folhas como da cebola.

Em seguida é preciso lavar bem em água corrente por dois ou três minutos e deixar por meia hora na solução de bicarbonato de sódio. Depois disso, é bom lavar novamente – o bicarbonato não deve ser ingerido”, explica Navarro. O nutrólogo explica que, com esse truque, é possível eliminar praticamente todo o agrotóxico dessas folhas.

Mas não se assuste com a nova cor que as folhas ganharão: provavelmente elas ficarão um pouco amareladas, fato que, segundo Navarro, não interfere no sabor.

Abacaxi e laranja – Navarro explica que o agrotóxico dessas frutas normalmente fica na casca. “A pessoa vai descascar e pronto. Não tem problema”.

Batata – Boa parte dos agrotóxicos entra na polpa, então não há nada que se possa fazer em relação a isso. Para aquele agrotóxico que se concentrou na casca, descascar a batata já elimina. “Passar uma escovinha também”, explica Navarro.

Tomate – O nutrólogo explica que o melhor é optar por tomates bem maduros. “Aquele que não está muito maduro ainda, que o agricultor colhe para poder vender e não estragar, contém maior quantidade de agrotóxicos. O maduro não, o agrotóxico vai saindo um pouco”, explica. Embora a maior parte das toxinas se concentre na polpa, Navarro recomenda também colocar o tomate no bicarbonato de sódio ou retirar a casca, pois essa atitude ajuda a eliminar as toxinas contidas ali.

Cenoura e beterraba – lavar bem em água corrente com uma esponja. A maior parte dos agrotóxicos fica na casca e a esponja já retira, segundo Navarro. “Pode colocar no bicarbonato de sódio também”, acrescenta.

Arroz e feijão – A recomendação é lavar bem em água corrente e não usar o bicarbonato de sódio, já que ele vai interferir no cozimento. “A quantidade de agrotóxicos no arroz e feijão não é tão grande e parte deles serão perdidos na água”, explica o médico.

Bicarbonato de sódio não deve ser consumido

Navarro acrescenta que o bicarbonato de sódio foi considerado uma das melhores substâncias para remover agrotóxicos de alimentos, segundo um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Mas é preciso ter atenção para não ingerir esse composto, daí a importância em lavar novamente os alimentos depois de deixá-los de molho na substância de 1 litro de água com 1 colher de sopa de bicarbonato. “O bicarbonato em excesso é alcalino, pode causar náuseas e vômitos."

Fonte: Elioenai Paes - http://www.tribunadabahia.com.br/2014/03/17/conheca-alguns-truques-para-eliminar-os-agrotoxicos-de-f...

  • Sobre o autorDireito Ambiental
  • Publicações2621
  • Seguidores3785
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações20979
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conheca-alguns-truques-para-eliminar-os-agrotoxicos-de-frutas-e-verduras/114131375

Informações relacionadas

Dr Victor Fernando Neres, Advogado
Modeloshá 11 meses

Modelo de manifestação para requerer audiência por videoconferência

Carolina Salles, Advogado
Notíciashá 10 anos

A química por trás da água de torneira e da água mineral

Juris Aprendiz, Estudante
Artigoshá 7 anos

Estabelecimento Empresarial - Conceito, Ponto Comercial, Título de Estabelecimento, Bens Materiais e Imateriais

DR. ADEvogado, Administrador
Notíciashá 2 anos

Homem recebe por engano R$ 15 bilhões de banco, devolve o dinheiro, pede indenização e ganha R$ 1.000

BH bebe a 3ª água potável mais contaminada entre as capitais do país

15 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sabe-se da importância de consumir frutas e hortaliças, porém ao ler matérias como estas, onde somos informados sobre "truques para eliminar os agrotóxicos de frutas e verduras", nos deparamos com uma realidade chocante de como somos vulneráveis às medidas nocivas de cultivo de alimentos tão importantes, praticadas pelo sistema produtivo. Na verdade, entendo eu, que é um absurdo sermos obrigados a aceitar tal situação. Na intimidade do meu lar, sou abrigado nos dias atuais a saber e aplicar truques para tratar frutas e hortaliças que irão alimentar a mim e minha família, visando AMENIZAR o efeito de substâncias PERIGOSAS aos nossos organismos e que mesmo assim tais substâncias certamente a longo prazo irão nos trazer problemas de saúde. Como ter prazer em comer uma maçã, tomando conhecimento desse fato relevante? Mesmo sabendo disso, em nosso cotidiano pissicologicamente os sistemas da cadeia de mercado, acabam por nos fazer ignorar os riscos e consumimos tudo. Absurdo essa realidade. Maior absurdo ainda é saber que NÃO HÁ CONTROLE RIGOROSO por parte das autoridades governamentais sobre a aplicação dessas substâncias perigosas, bem como sabemos que o estado na verdade é falido em todos as áreas, todas as leis e normas são burladas e transgredidas em nome da ganância de dos lucros, e os meliantes transgressores ficam cada vez mais ricos, matam milhares de pessoas por ano com diversas doenças além de câncer, e não sofrem punições severas. Resta-me pro fim o sentimento de indignação com toda essa realidade. continuar lendo

Muitos agrotoxicos foram proibidos nos governos Lula e Dilma, mas o Bolsonaro liberou mais do que os já proibidos, tudo em nome do AGRONEGOCIO. continuar lendo

Quem não aceitou o Senhor Jesus ainda, ore assim

Senhor Deus, eu venho a Ti, como pecador que sou, em nome
de Jesus pedir-te perdão pelos meus pecados. Perdoe Senhor,
meus pecados.

Ajude-me a melhorar, sozinho eu não consigo.

Livra-me de todo o mal, pois quero andar na sua presença
buscando fazer o bem.

Faz nova todas as coisas na minha vida que não Te agradam

Eu peço que entre em minha vida para eu ter a vida eterna
que vem após essa vida que o Senhor me concedeu. e ter a
salvação para não sofrer eternamente.

Amém ao Deus que me fez e me ama.

Nós amamos a Deus porque ele nos amou primeiro. 1 João 4:19. continuar lendo

E a gua com bicarbonato pode ser reutilizada, ou seja, posso guardar e usar novamente para outra limpeza das frutas/legumes? continuar lendo