Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Conheça as regras para o acesso gratuito a fraldas geriátricas em Alagoas

    há 11 anos

    Após decisão da Justiça, favorável ao fornecimento para pacientes do SUS, a Ministério Público Federal promove reunião com Secretarias de Saúde do Estado e de Maceió

    Foi realizada na última semana, uma reunião, proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), para pôr fim aos entraves no fornecimento gratuito de fraldas geriátricas em Alagoas. Estiveram no encontro, na Procuradoria da República, representantes das Secretarias de Saúde do Estado e de Maceió.

    Apesar da decisão da Justiça Federal, ainda no ano passado, favorável ao fornecimento gratuito, muitos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) informaram ao MPF que não estavam tendo acesso ao benefício. Por isso, a necessidade de uma reunião entre os gestores públicos para que se fizesse cumprir a determinação judicial e fosse garantido o direito aos usuários do SUS.

    Após breves esclarecimentos, ficou acordado entre os gestores que todo cidadão residente em Maceió deverá procurar a Secretaria de Saúde Municipal, portando cartão do Sistema Único de Saúde, comprovante de residência, documento de identificação e prescrição médica, com a finalidade de fazer o protocolo para então ser encaminhado à Diretoria de Atenção à Saúde.

    Feito esse procedimento, passados quatro dias úteis do protocolo na Secretaria, o paciente já pode se dirigir à Central de Abastecimento Farmacêutico localizada na Avenida Juca Sampaio, no Barro Duro para retirada das fraldas na quantidade prescrita.

    Coube ao Governo de Alagoas o compromisso de manter a regularidade no fornecimento aos moradores de cidades diversas de Maceió. Os interessados devem apresentar os mesmos documentos dos pacientes residentes na capital, na Secretaria de Saúde do Estado.

    Nesta reunião, participaram a procuradora da República Roberta Lima Barbosa Bomfim; a assessora especial da Secretaria de Saúde do Estado, Ana Maria Alves Sousa Toledo; a diretora de Atenção à Saúde de Maceió, Tânia Kátia de Araújo Mendes; e o coordenador da Central de Abastecimento Farmacêutico, Lindon Johoson Diniz Silveira.

    Retrospectiva - Em maio do ano passado, o MPF ingressou com ação civil pública em face da União, governo do Estado e prefeitura de Maceió, para garantir o acesso gratuito de fraldas geriátricas descartáveis a pacientes do SUS, que tivessem prescrição médica para usá-las. As fraldas estariam equiparadas a materiais farmacêuticos.

    O objetivo da ação é o de garantir o fornecimento das fraldas a todos os pacientes do SUS no Estado, dotados de prescrição médica. Em sede de liminar, o pedido foi atendido.

    Confira o número da ação para consulta processual: 0003240-57.2012.4.05.8000.

    Informações úteis para o acesso gratuito

    Secretaria de Saúde do Estado

    Av. da Paz, nº 978 Jaraguá

    Telefones: (82) 3315-1104/ 1102/ 1118

    Horário de atendimento: 8h às 14h

    Secretaria de Saúde de Maceió

    Diretoria de Atenção à Saúde

    Rua Dias Cabral, nº 569 Centro

    Telefone: (82) 3315-5229

    Horário de atendimento: 8h às 14h

    Central de Abastecimento Farmacêutico (Município de Maceió)

    Avenida Juca Sampaio, nº 620 Barro Duro

    Telefones: (82) 3315-5352/ 7377

    Horário de atendimento: 8h às 13h

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal em Alagoas

    (82) 2121-1485/ 8835-9484

    www.pral.mpf.gov.br

    ascom@pral.mpf.gov.br

    @mpf_al

    • Publicações611
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações853
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conheca-as-regras-para-o-acesso-gratuito-a-fraldas-geriatricas-em-alagoas/100315275

    Informações relacionadas

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 7 anos

    Comissão aprova fornecimento de fralda descartável para idoso e deficiente

    Artigoshá 4 anos

    Do direito ao professor auxiliar para o portador de Transtorno de Espectro Autista

    Pensador Jurídico, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Contrato de Diarista

    Alhadas e Keler Advogados, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Idosos têm direito a receber fralda descartável gratuitamente

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Capítulo VII. Da Prestação de Serviço

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    ha imensa falta de conhecimentos dos proprios direitos das pessoas em geral. muitas nem acreditam que o estado tem o dever de zelar pela saúde do cidadao, em contrapartida da elevada carga tributária que somos vitimados. trabalhamos metade do ano em favor dos cofres publicos tao mal tratados pelos dirigentes de plantao. aqui e acola surgem algumas acoes penais que geralmente mais prejudicam a populacao, ja que o poder judiciario esta sobrecarregado de processos orindos dos proprios órgãos publicos que descumprem as leis, deixando ao cidadao a opçao de buscar justiça, tao demorada e complicada, na esperança que havera desistencia de seu direito. a velha historia, vai procurar seus direitos, sabedo o devedor relapso e desonesto quanto e dificll essa busca e essa solucao...tantos recursos e o tempo consumira a esperança do injusticado. continuar lendo