Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) cria Comitê de Segurança Cibernética

há 4 anos

Na data de 11/11/2020 foi publicada a Portaria CNJ nº 242/2020 instituindo o Comitê de Segurança Cibernética do Poder Judiciário. O objetivo é fortalecer a segurança digital dos Tribunais e órgãos jurisdicionados no Brasil.

O Ministro Fux, Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), afirmou sobre o Comitê que: "Além de proteger os dados frente ao número crescente de incidentes cibernéticos no ambiente da rede mundial de computadores, ainda contempla a necessidade de processos de trabalho orientados para a boa gestão da segurança da informação.”

De acordo com a Portaria, a composição do Comitê deve ter especialistas indicados pelos seguintes órgãos: I – dois representantes do Conselho Nacional de Justiça; II – dois representantes do Supremo Tribunal Federal (STF); III – um representante do Superior Tribunal de Justiça (STJ); IV – um representante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); V – um representante do Tribunal Superior do Trabalho (TST); VI – um representante do Conselho da Justiça Federal (CJF), representando a Justiça Federal; VII – um representante do Superior Tribunal Militar (STM); e VIII – dois representantes dos Tribunais de Justiça Estaduais.

Quanto à Coordenação do Comitê, a Portaria define que deve ser um representante do Conselho Nacional de Justiça, a ser designado pela presidência do CNJ.

Foram definidos diversos prazos a serem cumpridos na elaboração de Protocolo de Prevenção e Protocolo de Gerenciamento de Crise para o enfrentamento de ilícitos cibernéticos no âmbito do Poder Judiciário, protocolo de Investigação para ilícitos cibernéticos que possam afetar o Poder Judiciário e minuta da Estratégia da Segurança Cibernética e da Informação do Poder Judiciário.

Importante destacar que essa medida do CNJ está em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados, que já está em vigor no país desde setembro de 2020.

Caso tenha ficado alguma dúvida não deixe de me mandar um e-mail: patricia.piresecordeiro@gmail.com

.

AVISOS: Siga este perfil para acompanhar mais notícias sobre Direito Digital e conteúdos sobre a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados.

Notícias de segunda a sexta sobre Direito Digital no instagram: @piresecordeiroadvogados

Siga o instagram @advogadapatriciacordeiro para ter acesso a conteúdo sobre a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados.

  • Sobre o autorPatrícia Cordeiro. Advogada especialista em Lei Geral de Proteção de Dados.
  • Publicações9
  • Seguidores9
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações42
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-nacional-de-justica-cnj-cria-comite-de-seguranca-cibernetica/1133602998

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)