Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Consumidor pode optar por foro eleito em contrato em vez de seu domicílio

    há 13 anos

    Para defender seus direitos, o consumidor pode escolher o foro que lhe proporcione as melhores condições de defesa de seus interesses. Geralmente, o local escolhido para processamento e julgamento dessas ações é o domicílio do consumidor. Contudo, nada impede que ele escolha ajuizar a ação no foro eleito em contrato de adesão.

    Essa foi a decisão da Segunda Seção do STJ, no julgamento de conflito negativo de competência. A mutuária de um financiamento bancário residente em Pompéia (SP) ajuizou ação revisional de contrato de adesão em Porto Alegre (RS), que é o foro eleito em contrato e o de domicílio do réu, o Banco Finasa S/A.

    O juízo de Porto Alegre recusou de ofício a competência para julgar a ação e remeteu o caso para o juízo de Pompéia. O juízo do município paulista, por sua vez, também rejeitou a competência, por entender que a própria autora renunciou ao foro privilegiado, de forma que a ação deveria tramitar em Porto Alegre.

    A relatora do caso, ministra Isabel Gallotti, destacou que o artigo 112, parágrafo único, do Código de Processo Civil, com a redação dada pela Lei 11.280/06, estabelece que o juiz pode declarar de ofício a nulidade da cláusula de eleição de foro em contrato de adesão. No caso dos autos, contudo, a ação ajuizada é de autoria da consumidora, que preferiu distribuí-la no foro contratual, localizado em Porto Alegre, ressaltou a ministra.

    Gallotti afirmou que o objetivo da norma é proteger o consumidor, de forma que ele pode renunciar ao privilégio legal, pois se presume que essa atitude levou em conta a avaliação de que não sofrerá prejuízo em sua defesa.

    Seguindo o voto da relatora, a Seção conheceu o conflito para declarar competente o juízo de Direito da 3ª Vara Cível de Porto Alegre. A decisão foi unânime.

    • Publicações19150
    • Seguidores13367
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1370
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/consumidor-pode-optar-por-foro-eleito-em-contrato-em-vez-de-seu-domicilio/2796507

    Informações relacionadas

    Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Apelação - (Medidas Protetivas) Maria da Penha

    Raphael Funchal Carneiro, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    O foro contratual e a súmula de jurisprudência nº 335 do STF

    NDM Advogados, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Cláusula de eleição de foro em contratos com consumidores

    Petição Inicial - TJMS - Ação de Rescisão Contratual c/c Restituição de Valores Pagos c/c Indenização por Danos Morais - Cumprimento de Sentença - contra Auto Moto Escola Skina

    Lígia Melazzo, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo: Agravo de Instrumento c/c Pedido de Efeito Suspensivo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)