Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Consumidor vítima de golpe em plataforma de vendas na internet deve ser indenizado.

Publicado por Campagnoli Advocacia
mês passado

A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal manteve decisão que condenou o Mercadolivre Atividades de Internet Ltda a indenizar um consumidor vítima de golpe na plataforma de vendas da ré. A decisão fixou a quantia de R$ 3.473,00, por danos materiais.

O autor relata que, em 7 de julho de 2023, adquiriu barco de alumínio por meio de anúncio na plataforma do Mercado Livre e que após a compra o vendedor fez contato para informar que a transação seria cancelada, pois ele não teria conseguido imprimir uma etiqueta de envio. O autor conta que o vendedor enviou um link do Mercado Pago para que a compra fosse refeita, porém ao efetuar o pagamento, o produto não lhe foi entregue.

No recurso, o réu sustenta ausência de responsabilidade, em virtude de culpa exclusiva da vítima e de atuação de terceiros. Argumenta que o consumidor, quando realiza a compra fora da plataforma, renunciou ao programa compra garantida e, dessa forma, defende a ausência de dano material.

Ao julgar o recurso, a Turma explica que o recorrente “falhou no dever de segurança” e não comprovou que prestou informações suficientes sobre os riscos na utilização do chat e de negociações diretas com o vendedor. Pontua que o réu deve ser responsabilizado, pois a fraude aconteceu por intermédio de sua plataforma digital, pois o vendedor se valeu dela para enganar e trazer prejuízo ao consumidor.

Portanto, para o Juiz relator “configurada a falha na prestação do serviço, especialmente falha de segurança que contribuiu para a fraude, responde o réu objetivamente pelos danos experimentados, ante a ausência de demonstração de qualquer circunstância apta a afastar sua responsabilidade objetiva”, concluiu.

A decisão foi unânime.

Fonte: TJ/DF.

#direito #advogada #mercadolivre #indenização #culpa #falha #prestaçãodeserviço #responsabilidade #plataformadigital #consumidor #prejuízo #vendas #internet #mercadopago #fraude #danomaterial #tjdf

  • Sobre o autorAdvocacia e Consultória Jurídica
  • Publicações193
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações144
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/consumidor-vitima-de-golpe-em-plataforma-de-vendas-na-internet-deve-ser-indenizado/2239809768

Informações relacionadas

Ketrim Bueno De Fraga, Advogado
Notíciasmês passado

Aprovada a proposta de criminalizar o porte a posse por qualquer quantidade de droga

Luiz César Marinho Falcão Neto , Advogado
Notíciasmês passado

Consórcio deve pagar imediatamente valores pagos por consorciado que desistiu do contrato

Luis Otávio Moraes Monteiro, Advogado
Notíciasmês passado

Operadoras de Planos de Saúde Devem Custear Medicamentos: Decisão do STJ Estabelece Novo Marco

Ygor Alexandro Sampaio, Advogado
Notíciasmês passado

[Informativo 788 STJ] MP possui legitimidade para requerer medidas protetivas em favor de mulher vítima de violência doméstica

Rogério Silva, Advogado
Notíciasmês passado

Herdeiro não precisa justificar ação autônoma de prestação de contas em inventário

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)