Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Contabilista é condenado por emitir DECORE falsa

    O Tribunal Regional Federal da 5º região manteve a condenação do técnico em contabilidade Sérgio Alves da Silva. O réu foi condenado por ter emitido declarações falsas em nome de outras pessoas, que inclusive já haviam sido condenadas por estelionato. Estes documentos foram usados para a abertura de contas bancárias com o intuito de emitir cheques sem fundos. A pena foi de dois anos de reclusão por crime de falsidade ideológica.

    A defesa de Sérgio Alves alegou em sua defesa que não havia prova alguma de que ele se beneficiou dos valores obtidos pelos estelionatários com o golpe, bem como a defesa sustentou que o técnico em contabilidade tem habilitação profissional e legal para a função.

    Em contrapartida, o desembargador federal Paulo Gadelha, em sua decisão, ressaltou a importância da responsabilidade profissional. "O profissional contabilista deve se cercar de todas as garantias a fim de evitar a emissão de falsas declarações, fornecendo-as sempre em documentação hábil para poder comprovar a veracidade das informações, colocou o magistrado.

    Paulo Gadelha acrescentou que considera improvável o desconhecimento da fraude por parte do acusado." Ele estipulou a mesma renda, a mesma função, a mesma tabela de imposto de renda, para os outros três acusados ", disse o desembargador. O relatório do desembargador mantendo a condenação foi acompanhado pelos demais integrantes do Tribunal, que negaram por unanimidade o recurso.

    • Publicações544
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1762
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contabilista-e-condenado-por-emitir-decore-falsa/2984574

    Informações relacionadas

    Gabriel Pacheco, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Reclamação Trabalhista - Dispensa discriminatória

    RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL, PENAL e CIVIL DA DECORE

    Milton Sousa, Jornalista
    Notíciashá 4 anos

    Entenda a responsabilidade do contador Civil e nos crimes tributários

    Ariana Alves Rosa , Procurador Autárquico
    Artigoshá 7 anos

    Da responsabilidade penal do profissional contabilista

    Recurso - TJMG - Ação Causas Supervenientes à Sentença - [Cível] Cumprimento de Sentença - de Banco Volkswagen

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Sou Delegado Crc Nova Iguaçu a Resolucao 1364/11 Deixa bem claro e um documento contábil. O Art 3 da referida Resolucao define a base lega para sua emissão
    Ex
    Decore com base no Pro Labore - deverá vir acompanhada da Gfip, juntamente com o protocolo de entrega continuar lendo