Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Conversão do tempo especial em comum não se aplica ao servidor estadual

    “A conversão do tempo especial em comum é questão tratada pelo Regime Geral de Previdência Social, prevista no art. 57, § 5º, da Lei nº 8.213/91, não sendo aplicável ao servidor público estadual que se sujeita às regras do Regime Próprio dos Servidores Públicos, que não preveem tal possibilidade.” Com essa posição, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), negou provimento ao recurso de apelação nº 0576814-67.2012.8.13.0024 interposto por um auditor fiscal.

    O servidor requereu a conversão de seu tempo de serviço, sob a alegação de que o Supremo Tribunal Federal no julgamento do mandado de injunção coletivo nº 2.774, haveria declarado ser de risco a atividade exercida pelo auditor fiscal e determinado a aplicação das regras do artigo 57 da Lei nº 8.213/91 à aposentadoria da classe.

    Acolhendo a defesa apresentada pela Procuradora Érika Gualberto Pereira de Castro, o relator, Desembargador Wander Marotta declarou: “O Supremo Tribunal Federal, ao julgar o Mandado de Injunção nº 2.774 nada afirmou no sentido de ser de risco as atividades exercidas pelos Auditores Fiscais da Receita Estadual, nem lhes garantiu o direito a aposentadoria especial. Apenas declarou a mora legislativa para reconhecer-lhes "o direito à aposentadoria especial analisado pela autoridade administrativa competente"; e que, após comprovada a situação fática, poder-se-ia aplicar ao caso concreto o disposto no artigo 57 da Lei nº 8.213/91.”

    Acesse:

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conversao-do-tempo-especial-em-comum-nao-se-aplica-ao-servidor-estadual/124050502

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)