Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Coronavírus:Posso parar de pagar a pensão alimentícia?

Publicado por Dra Nathália Neime
há 4 anos


Ainda que justificada pela crise econômica do Covid-19, não é possível suspender ou reduzir o valor do pagamento de pensão alimentícia de maneira unilateral!

O alimentante que se sentir prejudicado deve entrar em contato com a outra parte e tentar fazer um acordo amigável. Logrando êxito, é necessária a homologação do acordo pelo juiz de direito para garantia de seus efeitos. Caso a tentativa de conciliação reste frustrada, é possível ingressar com uma ação judicial de revisão de alimentos, na qual será analisada a possibilidade econômica de quem presta e a necessidade de quem recebe.

Fiquem atentos! O descumprimento arbitrário da prestação alimentar possibilita a decretação de prisão civil e o pagamento do débito acrescido de juros e correção monetária.

  • Sobre o autorAdvogada especializada nas áreas Cível e Consumidor.
  • Publicações12
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações168
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/coronavirus-posso-parar-de-pagar-a-pensao-alimenticia/843320781

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)