Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Correção - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

Julgamento 20.04.2023 Pelo Supremo Tribunal Federal.

Publicado por Fabiano Ls
ano passado

O FGTS foi criado em 1966, que tem como objetivo proteger o trabalhador quando dispensado, servindo de amparo e proteção. Entretanto, a contar de 1999, a correção monetária dos depósitos é inferior ao que deveria ser.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem como objetivo proteger o trabalhador demitido sem justa causa, oferecendo-lhe uma indenização correspondente a 40% do valor total depositado pelo empregador. Além disso, o fundo também pode ser utilizado para aquisição da casa própria, para amortização ou quitação de saldo devedor de financiamento habitacional e para pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.

Esta imagem no pode ser adicionada

No entanto, é visível o prejuízo aos trabalhadores com a aplicação da Taxa TR. Isso porque, diferentemente de outras modalidades de investimento, o FGTS é corrigido pela Taxa Referencial (TR), que é considerada por muitos como um índice defasado e que não reflete a inflação real do país.

Diante disso, muitos trabalhadores têm entrado com ações judiciais buscando a revisão do FGTS, visando a aplicação de índices mais vantajosos, como o IPCA ou o INPC, além de juros mais justos. Atualmente os processos estão sobrestados pelo Supremo, que retomará o julgamento em 20.4.23.

Apesar disso, é importante destacar que a revisão do FGTS não é automática e que cada trabalhador deve analisar a sua situação individualmente, levando em conta o período trabalhado e o valor depositado no fundo.

A revisão do FGTS é um tema complexo e que ainda gera muitas dúvidas entre os trabalhadores brasileiros. Veja os principais pontos:

O que é a revisão dos FGTS: Revisão do FGTS, é o processo judicial face à Caixa Econômica Federal. Consiste em um “recálculo” do saldo do FGTS, por qualquer outro índice, exceto a taxa “TR- Taxa Referencial”.

Quem pode ter direito a revisão: Qualquer pessoa que trabalhou com registro em carteira, e efetivamente foi recolhido o depósito fundiário, ou seja, foi recolhido o FGTS, entre o interregno de 1999 ou dias atuais, decisão pendente pelo STF.

Como faço para revisar: Será necessário, contratar advogado, e necessariamente entrar na Justiça Federal.

A revisão é processo contra a empresa que trabalhei ou trabalho: Não. O processo é contra a Caixa Econômica Federal apenas.

Eu já saquei meu FGTS, é possível revisar: Sim, a revisão é para quem depositou ou já sacou os valores depositados.

Eu utilizei meu FGTS para aquisição de imóvel, tenho direito: Sim. Deverá ser atualizado e apurado as diferenças depositas até a efetiva utilização na aquisição do imóvel.

Nunca saquei meu FGTS. Como será pago as diferenças do FGTS: A diferença de saldo será depositada na conta do FGTS. Seu saque ocorrerá, em caso de: dispensa sem justa causa, doença grave, morte do trabalhador, aposentadoria, etc. Portanto, será creditada a sua conta de depósito.

Qual seria o valor das diferenças do “recálculo”: Depende bastante da época do depósito, mas normalmente é de 48% até 98%.

SIMULAÇÕES

Valores estimativos!

Dúvida, entre em contato Via WhatsApp:

19 99570-9486 - Fabiano Lira


  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações32
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/correcao-fundo-de-garantia-do-tempo-de-servico/1796002935

Informações relacionadas

Alice Castro, Advogado
Notíciasano passado

Últimos dias para requerer a revisão do seu saldo de FGTS!

Railton Lima, Advogado
Notíciashá 2 anos

Revisão do FGTS: Quais trabalhadores têm direito.

Prazo para reclamar diferenças de FGTS agora é de 05 anos, mas prescrição trintenária continua valendo para valores vencidos antes da decisão do STF

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)