Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Corte de serviços públicos deve ser comunicado previamente a inadimplente

há 4 anos


O consumidor tem direito a saber, antecipadamente, quando um serviço público deixará de lhe ser fornecido por causa de inadimplência. Isso é o que diz a Lei 14.015/2020, em vigor desde ontem (16), com a publicação no Diário Oficial da União. A lei trata da interrupção e da religação ou restabelecimento de serviços públicos.

Na comunicação de suspensão de serviço deverá constar informações sobre a inadimplência e o dia a partir do qual será feito o desligamento. Além disso, a interrupção do serviço obrigatoriamente será realizada em horário comercial e de segunda a quinta-feira – a lei veda cortes às sextas, sábados, domingos, feriados e dia anterior a feriados.

Caso a prestadora do serviço descumpra a regra e realize o corte sem o aviso prévio com os dados necessários, o consumidor deverá exigir a restauração imediata do fornecimento, sem que lhe seja cobrada qualquer taxa por isto. O descumprimento também irá ensejar aplicação de multa à concessionária.

  • Sobre o autorFoco em demandas envolvendo a reestruturação de passivos.
  • Publicações156
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações106
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corte-de-servicos-publicos-deve-ser-comunicado-previamente-a-inadimplente/862222547

Informações relacionadas

José Bonfim Cabral , Advogado
Artigoshá 8 meses

A concessionária “cortou” o fornecimento de água da minha residência, é legal esse corte? Devo processar a concessionária?

Renan Durso, Advogado
Notíciashá 4 anos

Nova lei proibe a suspensão de água e energia elétrica as sextas-feiras, fins de semana e feriado

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinaano passado

Manual de Direito do Consumidor - Ed. 2022

Jorge Alexandre Fagundes, Advogado
Notíciashá 4 anos

Sancionada lei que proíbe corte de serviços públicos no fim de semana

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)