Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    CPE: Cartório do futuro confere mais produtividade em comarcas de MS

    Com pouco mais de um ano de funcionamento, a Central de Processamento Eletrônico de Feitos Judiciais (CPE) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) já se destaca como o “Cartório do Futuro” e veio para servir como uma extensão dos cartórios judiciais de 1º Grau.

    Nesta terça-feira (2), a CPE deve começar a atender, também, a Comarca de Água Clara, 21ª do Estado a usar o serviço. Até o momento, o projeto atua em varas de execução penal, criminal e juizados. Instalada em Campo Grande, a Central é uma inovação no Judiciário: concentra diversas operações em um único local e está dividida em coordenadorias especializadas.

    Conforme o juiz auxiliar da Presidência do TJMS, Alexandre Antunes, a ideia da CPE nasceu assim que o TJMS concluiu a digitalização dos processos eletrônicos em todas as comarcas e também no 2º grau, há dois anos. A celeridade e a padronização dos autos impulsionaram a criação do laboratório da CPE na Vara de Execução Penal. Como a iniciativa deu certo, o Tribunal regulamentou e a Assembleia aprovou a lei que criou a Secretaria Judiciária de 1º Grau, responsável pela execução da CPE.

    A Central é uma extensão do cartório judicial que cumpre os despachos e as decisões em tramitação no âmbito de primeira instância. A diretora da secretaria, Conceição Pedrini, explica que a CPE otimiza a atuação do Judiciário em diversas demandas. “A CPE padroniza os procedimentos de trabalho e uniformiza os modelos. Aqui, temos uma forma única de tratar o processo. Seguindo à risca os procedimentos da Corregedoria, orientamos como fazer e todos obedecem à mesma linha. Estamos reorganizando a Justiça”, diz.

    A prestação mais rápida da Justiça é outro ponto que merece destaque. “Agora, o processo demora menos tempo para tramitar, aceleramos o tempo de cartório. Antes, registrávamos 50 arquivamentos por mês. Agora, no mesmo período, registramos de 200 a 250 arquivamentos”, conta Conceição.

    A CPE tem atraído a atenção de outros estados. Representantes do TJ do Paraná e Ceará já visitaram a sede do Judiciário em MS para conhecer melhor a aplicação do projeto. “A CPE é uma resposta mais rápida da Justiça”, sintetiza a diretora da Secretaria Judiciária de 1º Grau.

    Servidores 3 vezes mais produtivos

    Além de contar com a integração dos processos eletrônicos, a CPE reúne servidores em um ambiente que favorece a produtividade e a concentração nas tarefas. Alocados em uma sala específica, os profissionais deixam os cartórios - onde facilmente podem perder o foco por conta dos atendimentos ao telefone, ao balcão, e a advogados e às partes - e instalam-se em um local adequado para a execução das atividades. Os resultados obtidos mostram que a produtividade aumenta três vezes mais.

    Aos servidores, fazer parte da CPE não reflete apenas uma mudança no ambiente de trabalho. A atuação também beneficia a carreira. Há incentivo para capacitação, treinamento e especialização para ocupações mais complexas. “Há um ganho significativo na qualidade de vida do analista, o que pode ser um dos motivos que explica a abertura de tantos editais para trabalhar na CPE”, argumenta o juiz auxiliar da Presidência.

    Diversos servidores que manifestaram interesse foram removidos de outras comarcas, inclusive do interior, para trabalhar na CPE, na Capital. A expectativa é que, nos próximos quatro anos, 700 pessoas estejam alocadas na atividade.

    Investimentos em TI

    Para atender a necessidade de implantação, foram necessários investimentos em Tecnologia da Informação (TI). Infraestrutura, performance, confiabilidade dos dados, ambiente de segurança, armazenamento de informações e adequações no Sistema de Automação da Justiça (SAJ) foram algumas das áreas que receberam melhorias.

    “Na CPE, o SAJ está sendo utilizado de maneira inovadora e diferenciada. O Sistema foi ajustado para conferir melhor performance e satisfazer as expectativas do TJMS”, conta o gerente de Relacionamento da Softplan, Maurício Rotta.

    Sobre o SAJ

    O Sistema de Automação da Justiça é referência nacional de informatização e o principal colaborador para a implantação do processo eletrônico na Justiça brasileira. Mais de 60% dos processos que tramitam na Justiça brasileira passam pelo SAJ. Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos e Procuradorias de diversos estados brasileiros, além do Distrito Federal, utilizam a tecnologia.

    Desenvolvido pela Softplan, empresa catarinense especializada no desenvolvimento de programas de gestão, o SAJ atende a necessidades específicas de diferentes órgãos da Justiça, como tribunais, MPs e procuradorias.

    • Publicações14505
    • Seguidores737
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4358
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cpe-cartorio-do-futuro-confere-mais-produtividade-em-comarcas-de-ms/154965883

    Informações relacionadas

    Aprovado projeto de lei que cria Central de Processamento Eletrônico

    CPE, o cartório do futuro, é benefício direto para os juízes e para a sociedade

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 7 anos

    Qual é o instrumento adequado para revogar uma medida protetiva?

    Rodrigo Aguinaldo Camilo, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Aprenda como consultar o Score do CNPJ grátis na Serasa

    Notíciashá 17 anos

    Processo eletrônico é apresentado aos advogados

    5 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Olá estou com uma dívida em protesto
    como faço pra saber do que se trata,? continuar lendo

    Olá estou com um4 protesto em meu nome no valor 703.48. Gostaria de saber de qual empresa que ê? Como faço para tirar . continuar lendo

    A Central de Processamento Eletrônico é uma das inovações no Judiciário brasileiro. Muito bacana o projeto! continuar lendo

    Contrato

    1678590

    Data da Ocorrência

    10/04/2018
    estou com essa divida no CPE MS e gostaria de saber do que se trata

    Valor

    R$ 1.298,94 continuar lendo