Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Criança garante direito de receber parcelas do benefício por período anterior à data do requerimento

Publicado por Junco Advogados
há 2 meses

A 2ª Vara Federal de Santo Ângelo condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao pagamento da pensão por morte a um menino de nove anos, relativo ao período entre o falecimento de seu pai e a data de requerimento do benefício. Na sentença, publicada na quarta-feira (7/2), a juíza Dienyffer Brum de Moraes Fontes constou que a criança atendia aos requisitos para o recebimento a partir da data do óbito do progenitor.

A mãe do menino ingressou com ação contra a autarquia previdenciária procurando assegurar o direito da criança, conforme disposto na lei que rege a matéria.

Ao analisar o caso, a juíza verificou que o falecimento do pai do menino ocorreu em julho de 2022, enquanto que o requerimento administrativo foi feito em janeiro de 2023. Observou que a legislação define que a pensão por morte pode ser concedida a partir da data do óbito desde que a requisição aconteça dentro de 180 dias após o fato para os filhos menores de 16 anos e dentro de 90 dias para os demais dependentes.

Ela pontuou que, caso a requisição aconteça após esse período, o benefício passa a valer a partir da data de requerimento. Assim, Fontes constatou que o requerimento ocorreu dentro dos 180 dias, julgando o pedido procedente.

A magistrada condenou o INSS a pagar as parcelas do período entre julho de 2022 e janeiro de 2023. Cabe recurso às Turmas Recursais.

Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)

Fonte: TRF4

  • Sobre o autorAdvogados Especialistas áreas Cível, Previdenciária, Trabalhista e Tributária
  • Publicações109
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crianca-garante-direito-de-receber-parcelas-do-beneficio-por-periodo-anterior-a-data-do-requerimento/2169975221

Informações relacionadas

Junco Advogados, Advogado
Notíciashá 2 meses

1º Núcleo de Justiça 4.0 determina pagamento de pensão por morte a viúvo que comprovou união estável

Junco Advogados, Advogado
Notíciashá 2 meses

Músico independente tem direito a benefícios pagos pelo INSS?

Junco Advogados, Advogado
Notíciashá 2 meses

Período de espera para concessão de benefício por incapacidade temporária cai para 26 dias em todo o país

Consultor Jurídico
Notíciashá 8 anos

Novo Código de Processo Civil prevê intimação pessoal da advocacia pública

Tmj Advogados, Advogado
Notíciashá 3 meses

Abusividade de taxas de juros aplicadas por banco em contrato de financiamento

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)