Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Dá para desistir de ser fiador em contratos de locação?

    Você aceitou ser fiador daquele seu amigo quando ele decidiu alugar um imóvel. Mas, no meio do caminho, desistiu. Independentemente dos motivos da desistência, dá sim para deixar de ser fiador, ainda que o contrato não tenha encerrado.

    O advogado Ricardo Pereira Giacon, do escritório MPMAE Advogados, explica que basta o fiador comunicar ao locador que deixará de ser corresponsável pelo pagamento do aluguel. “Esse comunicado é uma simples notificação de que ele vai deixar de ser fiador”, explica.

    A partir desse comunicado, porém, o fiador continua nessa condição por mais 120 dias. Durante esse período, ele ainda é corresponsável pelo pagamento do aluguel.

    Depois desse comunicado, o locador avisa o locatário de que ele tem 30 dias para arrumar um novo fiador ou negociar uma nova garantia de locação. Se ele não conseguir, é possível que ocorra a rescisão do contrato.

    Ação de despejo

    Durante os 120 dias nos quais o fiador ainda é corresponsável pelo aluguel, é possível que o locatário aja de má-fé e deixe de arcar com suas responsabilidades como forma de retaliação. “Nesse caso, não existe nenhum mecanismo legal que proteja o fiador”, afirma Giacon.

    De maneira geral, o fiador tem como único dever responder pelo pagamento do aluguel atrasado, quando todos os meios de cobrança do valor estiverem esgotados. Ou seja, a partir do momento em que o locatário deixa de pagar o aluguel, o locador pode exigir o pagamento por meio de ação de despejo.

    Durante o processo, a Justiça determina a penhora dos bens e requere os valores em conta-corrente do locatário para sanar as dívidas. Se ele não tiver condições de efetuar o pagamento, o fiador entra com a responsabilidade do pagamento.

    Fonte: Infomoney

    • Publicações4890
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16615
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/da-para-desistir-de-ser-fiador-em-contratos-de-locacao/2748315

    Informações relacionadas

    Carlos Wilians, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo | Notificação Encaminhada pelo Fiador

    Jamille Basile Nassin Barrios, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Quero deixar de ser fiador da locação. O que faço?

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    O fiador poderá se exonerar da fiança se a prestou sem limitação de tempo? - Denise Cristina Mantovani Cera

    Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
    Artigoshá 4 anos

    10 Principais defesas do fiador para se livrar de uma dívida

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 10 anos

    As obrigações do fiador no contrato de locação

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Com a máxima vênia, a informação não traduz a realidade, segundo i Art 39 da lei do inquilinato as garantias permanecem até a efetiva entrega de chaves, a possibilidade de exoneração do fiador se dá na morte do locatário, separação do casal ou quando o contrato estiver por prazo indeterminado continuar lendo

    Boa Tarde! Tudo bem? Sou fiadora de um imóvel, e no contrato consta a clausula que o fiador é responsável até a entrega das chaves, mas como a inquilina não pagou dois aluguéis, a imobiliária informou por e-mail que a falta de pagamento dos aluguéis impede a continuidade do contrato de aluguel por tempo indeterminado (após o final dos 30 meses- que já passaram); e qualquer negociação para renovação somente seria feita após o pagamento dos aluguéis atrasados. Então se a falta de pagamento impede que seja dada a continuidade no contrato de aluguel por tempo indeterminado, teoricamente o contrato encerrou após 30 meses...ou estou errada? Caso eu esteja errada, eu posso desistir de ser fiadora, já que foram encerrados os 30 meses do contrato inicial? Obrigada! continuar lendo