Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Débitos judiciais da EPTC serão pagos por precatórios

    Publicado por Espaço Vital
    há 6 anos

    Decisão monocrática do ministro Edson Fachin, do STF, deu provimento a recurso extraordinário da EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação S.A. e – reformando julgado da 2ª Câmara Cível do TJRS – dispôs que “a condenação judicial da recorrente se submete ao regime constitucional dos precatórios”.

    Na origem da questão judicial está uma exceção de pré-executividade, ajuizada pela EPTC contra a cidadã Simone Saavedra Viegas. Esta, em ação de cumprimento de sentença, buscava o recebimento de pouco mais de R$ 7 mil a título de sucumbência, numa ação que discutiu uma taxa (relativa a serviços de concessão de táxi) considerada indevida.

    Na comarca de Porto Alegre, a exceção de pré-executividade teve sentença de improcedência.

    Passo seguinte, uma decisão colegiada da 2ª Câmara Cível do TJRS definiu que “conquanto a EPTC seja uma empresa pública, é regida pelas normas aplicáveis às pessoas jurídicas de Direito Privado, não possuindo as mesmas prerrogativas da Fazenda Pública, sendo assim inaplicável o rito especial previsto no art. 730 do CPC de 1973, com correspondência no art. 534 e seguintes do Novo Diploma Processual Civil”.

    A EPTC interpôs recurso extraordinário, que teve trânsito admitido pelo 1º vice-presidente do TJRS, Carlos Eduardo Zietlow Duro.

    Na decisão sobre o RE – publicada no último dia 23 – o ministro Facchin dispôs que o Supremo Tribunal Federal, na forma consignada nas razões recursais da EPTC, tem decidido que às sociedades de economia mista prestadoras de serviço público em ambiente não concorrencial aplica-se o regime de precatório. (RE nº 1092308).

    Leia a íntegra da decisão no RE

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações244
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/debitos-judiciais-da-eptc-serao-pagos-por-precatorios/526948076

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 5 anos

    Suspensa decisão que negava aplicação do regime de precatórios a empresa pública de Porto Alegre

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)