Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    DECISÃO: Contratação temporária para cargo e órgão distintos não se enquadra na vedação prevista na Lei 8.745/93

    A 1ª Turma do TRF da 1ª Região assegurou ao autor da demanda, aprovado em primeiro lugar no processo seletivo simplificado para contratação temporária no Ministério da Integração Nacional, o direito de ser contratado. Ele havia sido impedido de assumir o cargo em face da vedação constante no artigo , III, da Lei 8.745/93 que proíbe a contratação de quem tenha sido contratado nos últimos 24 meses sob o regime da mesma lei.

    Na ação, o requerente sustentou que na época em foi aprovado no referido processo seletivo encontrava-se em processo de rescisão de contrato temporário celebrado com o Ministério das Cidades, razão pela qual a hipótese não incidiria na proibição constante do artigo , III, da Lei 8.745/93. O pedido foi julgado procedente pelo Juízo de primeiro grau.

    A União, então, recorreu ao TRF1 buscando a reforma da sentença ao fundamento de que o ato que impediu a posse do autor foi legal. Não foi o que entendeu o Colegiado ao analisar a questão. Em seu voto, o relator, juiz federal convocado Régis de Souza Araújo, esclareceu que a vedação constante no art. 9º, III, tem por objetivo evitar que o instituto da contratação temporária seja desvirtuado para permitir que alguém seja admitido no serviço público sem o necessário concurso.

    “O caso do impetrante é diverso, haja vista que se trata de contratação para cargo e órgãos distintos, não havendo risco para a perpetuação indevida em cargo público sem o indispensável concurso público. Logo, a sentença não merece qualquer reparo”, afirmou o magistrado.

    A decisão foi unânime.

    Processo nº: 0002938-70.2009.4.01.3400/DF
    Data do julgamento: 2/12/2015
    Data de publicação: 26/1/2016

    JC

    Assessoria de Comunicação Social
    Tribunal Regional Federal da 1ª Região

    • Publicações8819
    • Seguidores3245
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações549
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-contratacao-temporaria-para-cargo-e-orgao-distintos-nao-se-enquadra-na-vedacao-prevista-na-lei-8-745-93/341767834

    Informações relacionadas

    Henrique de Souza Pimenta, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    É possível ser contratado temporariamente pela administração pública federal antes de 24 meses da última contratação temporária?

    Maykon Quirino, Bacharel em Direito
    Artigoshá 10 meses

    Nova contratação temporária no IBGE antes do prazo de 24 meses

    Caio Tirapani Advogados Associados, Advogado
    Artigoshá 8 meses

    “Geladeira” dos servidores temporários: Entenda como funciona o prazo de 24 meses para nova contratação

    Petição Inicial - TRF03 - Ação Mandado de Segurança com Pedido Liminar - Mandado de Segurança Cível - contra Fundacao Instit Bras de Geografia e Estatistica Ibge

    Tribunal Regional Federal da 5ª Região
    Jurisprudênciahá 7 anos

    Tribunal Regional Federal da 5ª Região TRF-5 - AGRAVO DE INSTRUMENTO: AI XXXXX-51.2017.4.05.0000

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)