Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

DECISÃO: Especialização em medicina do trabalho por Instituição de Ensino Superior não é de especialidade médica, conforme a legislação

16/10/23 16:36

Publicado por Olimpio Neto ADV
há 7 meses

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1) negou provimento a apelação interposta por um homem contra a sentença que rejeitou seu pedido para que o Conselho Regional de Medicina reestabelecesse seu Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em medicina do trabalho. O magistrado sentenciante concluiu que a especialização em medicina do trabalho conferida por instituição de ensino superior (IES) não é de especialidade médica conforme a legislação, concedido ilegalmente o registro há menos de cincos anos.

Em apelação, o homem alegou que era médico pós-graduado em medicina do trabalho e que já possuía o título de médico do trabalho há anos, e teria direito garantido ao livre exercício da medicina do trabalho.

O relator, desembargador federal Novelly Vilanova, destacou que a pós-graduação em Medicina do Trabalho por IES, não é especialidade médica para fins do RQE no Conselho Regional de Medicina (CRM), conforme decidido pelo juízo sentenciante, uma vez que só há dois meios para obter o título de especialidade médica: programas de residência médica ou pelas sociedades médicas de especialidades (associações sem fins lucrativos para desenvolvimento da educação médica continuada e elaboração do processo seletivo para a obtenção do Título de Especialista, entre outras atribuições).

O desembargador federal sustentou ainda que a Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade. “Como bem decidiu o juiz de primeiro grau, ‘o fato de o CRM/DF ter realizado anteriormente o registro da especialidade de médico do trabalho no órgão de classe não impede a revisão do ato concessório e a sua anulação, diante do poder-dever de autotutela da Administração, conforme autoriza o art. 53 da Lei n. 9.784/1999’”, afirmou o relator.

O colegiado manteve a sentença, por unanimidade.

Processo: 1033347-60.2019.4.01.3400

Data do julgamento:14/08/2023

ME

Assessoria de Comunicação Social¿

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


  • Publicações22
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-especializacao-em-medicina-do-trabalho-por-instituicao-de-ensino-superior-nao-e-de-especialidade-medica-conforme-a-legislacao/2002297440

Informações relacionadas

Thais Monteiro, Advogado
Notíciashá 7 meses

Golpe da maquininha

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Notíciashá 7 meses

Decisão muito importante do STJ em matéria de proteção de meninas:

Jornada Trabalhista e Previdenciária, Administrador
Notíciashá 7 meses

Conheça os direitos de uma pessoa presa em flagrante

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 7 meses

Incidência de ISS sobre preço total de diárias de hotel é constitucional, decide STF.

Vitor Henrique da Veiga, Advogado
Notíciashá 7 meses

Isenção de IPVA para pais e mães de crianças autistas.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)