Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Defensora Pública integra encontro de preparação psicossocial e jurídica destinado a pessoas em cadastro de adoção de Dom Pedrito

    Dom Pedrito (RS) – Casais ou indivíduos em processo de habilitação para adoção ou em processo de adoção (guarda provisória) de Dom Pedrito receberam orientação jurídica e preparação psicossocial na tarde de 30 de janeiro, no Juizado da Infância e Juventude. A Defensora Pública de Dom Pedrito, Flávia Sustovich Pugliese, participou do encontro e orientou os futuros pais sobre o papel da Defensoria Pública nos processos de destituição do Poder Familiar e de Adoção. “Foi ressaltada a importância da adoção e dos aspectos jurídicos para uma adoção bem sucedida, além do funcionamento do cadastro, a aproximação com os pais e a busca por zelar pelo maior interesse da criança e regularidade do processo”, destacou Flávia.

    O encontro, que proporcionou espaço para reflexão sobre expectativas e motivações sobre a adoção, foi um ambiente de troca de experiências entre os pretendentes em processo de habilitação para adoção e aqueles que estão em processo de adoção (guarda provisória) ou que já adotaram. Além disso, propiciou a mudança de perfil de adoção para abarcar maiors número de crianças.

    Também fizeram parte da equipe que ministrou o encontro membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, psicólogos e assistentes sociais. Os próximos encontros estão marcados para os dias 6 e 20 de fevereiro, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).


    Adoção
    Os encontros realizados em Dom Pedrito buscam atender as exigências atuais da legislação no que diz respeito a preparação de pretendentes à adoção, compreendendo-se a importância da reflexão diante de motivações, paternidade/maternidade através de adoção e vínculo afetivo.

    De acordo com os artigos 50 e 197 do Estatuto da Criança e do Adolescente, “é obrigatória a participação dos postulantes em programa oferecido pela Justiça da Infância e Juventude, preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar, que inclua preparação psicológica, orientação e estímulo à adoção interracial, de crianças maiores ou de adolescentes, com necessidades específicas de saúde ou com deficiência ou de grupos de irmãos”.

    Texto: Nicole Carvalho/AscomDPERS
    Defensoria Pública do RS
    Assessoria de Comunicação Social
    http://www.defensoria.rs.def.br/
    Twitter: @_defensoriaRS
    Facebook.com/defensoriars

    • Publicações3047
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações232
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensora-publica-integra-encontro-de-preparacao-psicossocial-e-juridica-destinado-a-pessoas-em-cadastro-de-adocao-de-dom-pedrito/543569912

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)