Defensoria faz mutirão para atender poupador com perdas do Plano Collor 2
Diante da grande procura, a Defensoria Pública do Maranhão realizou mutirão para atender pessoas que têm direito a ressarcimento das perdas do Plano Collor 2. Durante toda a segunda-feira, 31, os defensores receberam poupadores que deixaram para procurar a Justiça no último dia do prazo para o ajuizamento da ação.
Cerca de 30 pessoas estiveram na Defensoria. Todas tinham aplicação entre janeiro e março de 1991 e, portanto, algum valor a resgatar. De acordo com o defensor Werther de Moraes Lima Júnior, o valor será calculado de acordo com a correção monetária da época. Os saldos deveriam ter sido corrigidos em 21,87%, mas com a implantação do Plano Collor 2, os correntistas só ganharam 7%. O ressarcimento se dará somente em relação às perdas referentes aos valores desbloqueados, já que os bloqueados foram corrigidos à época, explicou o defensor.
Um dos entraves do processo foi a falta do extrato da conta, documento necessário ao ajuizamento da ação, que deveria ter sido fornecido pelo banco. Aqueles que não obtiveram o documento, a Defensoria se valeu do protocolo dos mesmos. Mais adiante, os extratos serão anexados à ação. Como era o último dia, essa foi a medida viável para que o cidadão pudesse garantir o direito de ter suas perdas ressarcidas, esclareceu Werther.
O funcionário público estadual Júlio Luis Costa Nolasco disse que sempre ouviu falar sobre as perdas do Plano Collor 2, mas não sabia se realmente tinha direito e como fazer para reaver esse dinheiro. Eu assisti à matéria onde a Defensoria Pública esclarecia o assunto e dizia que estava atendendo em sistema de plantão, então resolvi procurar meus direitos e agora é aguardar o resultado, comentou.
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