Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria faz mutirão para atender poupador com perdas do Plano Collor 2

    há 13 anos

    Diante da grande procura, a Defensoria Pública do Maranhão realizou mutirão para atender pessoas que têm direito a ressarcimento das perdas do Plano Collor 2. Durante toda a segunda-feira, 31, os defensores receberam poupadores que deixaram para procurar a Justiça no último dia do prazo para o ajuizamento da ação.

    Cerca de 30 pessoas estiveram na Defensoria. Todas tinham aplicação entre janeiro e março de 1991 e, portanto, algum valor a resgatar. De acordo com o defensor Werther de Moraes Lima Júnior, o valor será calculado de acordo com a correção monetária da época. Os saldos deveriam ter sido corrigidos em 21,87%, mas com a implantação do Plano Collor 2, os correntistas só ganharam 7%. O ressarcimento se dará somente em relação às perdas referentes aos valores desbloqueados, já que os bloqueados foram corrigidos à época, explicou o defensor.

    Um dos entraves do processo foi a falta do extrato da conta, documento necessário ao ajuizamento da ação, que deveria ter sido fornecido pelo banco. Aqueles que não obtiveram o documento, a Defensoria se valeu do protocolo dos mesmos. Mais adiante, os extratos serão anexados à ação. Como era o último dia, essa foi a medida viável para que o cidadão pudesse garantir o direito de ter suas perdas ressarcidas, esclareceu Werther.

    O funcionário público estadual Júlio Luis Costa Nolasco disse que sempre ouviu falar sobre as perdas do Plano Collor 2, mas não sabia se realmente tinha direito e como fazer para reaver esse dinheiro. Eu assisti à matéria onde a Defensoria Pública esclarecia o assunto e dizia que estava atendendo em sistema de plantão, então resolvi procurar meus direitos e agora é aguardar o resultado, comentou.

    • Publicações1761
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-faz-mutirao-para-atender-poupador-com-perdas-do-plano-collor-2/2550347

    Informações relacionadas

    Patricia Brukmuller, Contador
    Notíciashá 7 anos

    Julgamento do Tema 810 - STF

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 4 anos

    Gilmar manda TST rever decisão que aplica IPCA-E para correção de débito trabalhista

    Notíciashá 13 anos

    Prazo para pedir ressarcimento das perdas do Plano Collor 2 acaba dia 31

    Matheus Quessada, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Plano Collor Rural: Produtores possuem o direito de receber parte dos valores pagos

    Correio Forense
    Notíciashá 14 anos

    Plano Collor: prazo acaba em fevereiro para entrar com ação  

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)