Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública consegue decisão favorável à aplicação das Medidas Protetivas da Lei Maria da Penha a idoso vítima de violência

    há 14 anos

    A Defensoria Pública do Estado, por meio do defensor público de Augustinópolis Hud Ribeiro Silva, conseguiu decisão favorável em ação pleiteando a adoção de Medida Protetiva de Urgência em favor do senhor A.D.O, idoso de 65 anos de idade, o qual vinha sendo vítima de agressões físicas e verbais por parte de sua filha M.A.F.O, de 40 anos.

    A ação teve como embasamento a Lei 11.340/2006, apelidada de Lei Maria da Penha, a qual em seu art. , embora trate de violência doméstica, só ampara a mulher vítima de violência, nada dispondo acerca dos menores, dos idosos e de outros grupos vulneráveis. O Defensor Público alegou que a referida Lei deveria ser adotada também no caso da agressão do idoso, pois os idosos encontram-se em situação de maior vulnerabilidade que a própria mulher vítima de violência, não podendo a Lei tratar desigualmente pessoas que se encontram em situação idêntica.

    Segundo o idoso, este vinha sendo constantemente ameaçado pela filha, assim como agredido verbalmente e fisicamente pela mesma. Ao analisar o pedido da Defensoria Pública, o Juiz da Comarca de Axixá do Tocantins, que encontra-se respondendo em substituição pela Comarca de Augustinópolis, Océlio Nobre da Silva, afirmou em sua decisão: embora a Lei Maria da Penha trate de situação envolvendo mulheres, entrementes, entendo que o requerente deve receber a medida protetiva, uma vez que sendo idoso está sofrendo agressões da própria filha, que deveria no mínimo por respeito e consideração zelar do mesmo, o que não está ocorrendo.

    Para o defensor público Hud Ribeiro Silva, a decisão abre um precedente muito importante, pois são muitos os casos de agressões e abusos envolvendo idosos; , o que exige uma resposta legal à altura, na medida em que o Estatuto do Idoso, por ser anterior à Lei Maria da Penha, não protege adequadamente os idosos.

    • Publicações3908
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações430
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-consegue-decisao-favoravel-a-aplicacao-das-medidas-protetivas-da-lei-maria-da-penha-a-idoso-vitima-de-violencia/2397995

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 6 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Agravo de Instrumento-Cv: AI XXXXX40202519005 MG

    Sergio Aparecido Tavares da Silva, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [MODELO] Ação Indenizatória por Danos Materiais e Morais - Acidente de Trânsito

    Petição Inicial - TJAM - Ação Recurso De: Agravo de Instrumento c/c Antecipação de Tutela Recursal da Decisão de Fls. 19, em Ação de Medidas Protetivas de Urgência que Move - Apelação Criminal

    Vagner Luis B Cerqueira, Bacharel em Direito
    Modeloshá 5 anos

    Modelo de Petição : Descumprimento da medida Liminar.

    Aplicação da Lei Maria da Penha em favor de idosos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)