Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Demissão de empregado com doença grave gera dever de indenizar

Uma empresa de concessão de rodovias foi condenada a pagar uma indenização por danos morais de R$ 150 mil, juntamente com verbas trabalhistas, aos representantes do espólio de um ex-funcionário.

O trabalhador, que tinha leucemia, foi demitido de forma discriminatória, segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1).

A empresa alegou que a demissão não foi discriminatória, mas o TRT1 considerou que a empresa tinha conhecimento da doença e não conseguiu provar que a dispensa não teria sido discriminatória.

A esse respeito, constou do julgamento a Súmula nº 443, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), segundo a qual se presume discriminatória a dispensa do empregado portador de doença grave.

Assim, caberia à empresa comprovar que não praticou discriminação, prova esta que não realizou, no caso, no entendimento do Tribunal.

Nas palavras da relatora:

“Sublinhe-se que o entendimento do Tribunal Superior é no sentido de que o ônus da prova quanto à dispensa não discriminatória cumpre ao empregador, em razão do direito potestativo de resilição unilateral do contrato de trabalho, mediante iniciativa daquele. Sobremais, a doença que acometia o autor enquadra-se na hipótese de doença grave que suscita estigma e preconceito, razão por que se presume a dispensa discriminatória.”

Temos, aqui, dois direitos em sentidos opostos. De um lado, a empresa tem o direito de realizar demissões, conforme, inclusive, julgou de forma definitiva o Supremo Tribunal Federal (STF) recentemente.

De outro, surge o direito do empregado de não sofrer discriminação, inclusive para ocasião de dispensa.

Como ficou claro no julgamento, a linha é tênue e não existe “fórmula mágica” para hipóteses do tipo, devendo ser julgadas caso a caso.

Extraímos disso que as empresas devem privilegiar em seus quadros a manutenção de empregados em condição delicada, como no caso de doença grave, como forma de cumprimento, inclusive, de sua função social.

E, caso haja necessidade de dispensa de colaboradores nessa situação, será necessário processo interno mais específico e claro, com a demonstração de necessidade da empresa no ato, já que a prova de que não houve discriminação caberá à empresa.

Processos internos claros e regras de compliance seriam fundamentais para uma boa demonstração do caso nos Tribunais, sendo sempre recomendados às empresas, não só como forma de boa organização e transparência, mas, também, por ser fator de enorme economia empresarial.

Por Bruno Barchi Muniz - Sócio advogado no escritório Losinskas, Barchi Muniz Advogados Associados

  • Sobre o autorConsultivo e Contencioso
  • Publicações306
  • Seguidores563
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1128
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/demissao-de-empregado-com-doenca-grave-gera-dever-de-indenizar/2233514186

Informações relacionadas

Daher Advogados  , Advogado
Notíciashá 2 meses

Celular roubado? Bancos devem proteger clientes de transações suspeitas, decide STJ

Rafael Bueno, Advogado
Artigoshá 2 meses

O que fazer quando tem empréstimo consignado indevido em meu nome?

Andre Lucas Santana Juliano , Advogado
Artigoshá 2 meses

Possibilidade de aplicação de multa por conduta reiteradamente de inadimplência do condômino

Pierre Reis, Estudante de Direito
Artigoshá 2 meses

Direito Penal: entenda tudo sobre o crime de importunação sexual.

Melzer e Santos Advocacia, Advogado
Notíciashá 2 meses

STJ: Banco é responsável por transações após ter sido comunicado do roubo de celular

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

"Ain, o Brasil não é socialista!" continuar lendo

a justiça do trabalho é. continuar lendo