Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024

Departamento de Direitos Autorais Americano abre prazo para enquete sobre inteligência artificial

Respostas podem ser enviadas até 18 de outubro

há 8 meses

Como mais um passo em seus estudos sobre direitos autorais e inteligência artificial, o Copyright Office, que, em tradução livre, seria o Departamento Americano de Direitos Autorais, emitiu um aviso de consulta sobre inteligência artificial e direitos autorais (copyright) no dia 30 de agosto.

Tendo em vista a crescente popularidade de aplicativos de inteligência artificial, como o famoso ChatGPT, várias questões de ordem legal vem sendo levantadas, dentre as quais a possibilidade de autoria e consequente reconhecimento de direitos do autor a aplicações como essa e seu uso para produzir obras de toda sorte. Por causa disso, o Departamento divulgou no início desse ano seu projeto para fornecer subsídios aos congressistas americanos sobre o assunto. Como parte dessa iniciativa, já publicou um Guia de Registro de obras produzidas com a assistência de inteligência artificial, promoveu audiências públicas e webinars educativos. Tem, ainda, realizado reuniões com figuras-chave no desenvolvimento da inteligência artificial pelo mundo.

Todas essas iniciativas ajudaram o Departamento a formular uma série de questões sobre a regulamentação de propriedade intelectual resultante do desenvolvimento e uso da inteligência artificial, das quais, podemos citar:

  1. O uso de obras protegidas para treinar modelos de inteligência artificial;

  2. A possibilidade de proteção de material gerado com o uso de sistemas de IA;

  3. Responsabilização por violações de direitos autorais com o uso de sistemas de inteligência artificial;

  4. Tratamento de produtos (outputs) que imitem a identidade, ou o estilo, de artistas humanos.

O propósito do comunicado é coletar informações e opiniões relevantes a direitos autorais e questões de regulamentação oriundas de IA generativa. Com os dados coletados, pretende-se subsidiar o Congresso Americano na legislação sobre a matéria, indicando as tendências jurisprudenciais e questões abertas, assim como enfatizando que áreas devem ser discutidas e resolvidas pelo Congresso.

Para assistir no recolhimento de informações pelo Departamento, comentários à enquete devem ser enviados até às 23:59 do dia 18 de outubro (GMT-5:00). Já as respostas ao questionário, até às 23:59 do dia 15 de novembro (GMT-5:00).

  • Sobre o autorOrientação jurídica para importação e exportação
  • Publicações77
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações42
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/departamento-de-direitos-autorais-americano-abre-prazo-para-enquete-sobre-inteligencia-artificial/1960203351

Informações relacionadas

Espaço Vital
Notíciashá 5 anos

A ética e a inteligência artificial

Wander Barreto, Advogado
Artigoshá 10 meses

Inteligência Artificial e Propriedade Intelectual: Desafios e Perspectivas

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 10 meses

ANPD publica análise preliminar do Projeto de Lei nº 2338/2023, que dispõe sobre o uso da Inteligência Artificial

OAB - Seccional do Rio Grande do Sul
Notíciashá 5 anos

Evento “Inteligência Artificial e Lei Geral de Proteção de Dados” ocorre durante o Mês da Advocacia

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

Capítulo 17. Propriedade Intelectual e Inteligência Artificial

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)