Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024

Desapropriação: AGU evita pagamento indevido a dono de imóvel que já foi indenizado

Publicado por Fernado a
há 7 anos

A Advocacia-Geral da União (AGU) evitou, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fosse obrigado a pagar quase R$ 50 milhões indevidamente para um antigo proprietário de imóvel rural (Fazenda Paragominas) desapropriado para reforma agrária. A atuação ocorreu após o autor da ação – que já havia sido indenizado – acionar a Justiça para cobrar o pagamento de expurgos inflacionários.

Os expurgos envolvem as diferenças decorrentes da correção feita por planos econômicos de combate à inflação. A jurisprudência brasileira até admite sua aplicação em execuções de desapropriação de imóveis, mas os procuradores federais que atuaram no caso explicaram que o pedido era indevido porque o antigo proprietário do imóvel já havia aceitado, em acordo homologado pela Justiça, o valor pago pelo Incra anteriormente pela desapropriação.

Após o juízo de primeiro grau e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) reconhecerem que não era cabível refazer as contas da desapropriação para incluir os expurgos, o autor da ação recorreu ao STJ. Todavia, a Corte manteve o entendimento das decisões anteriores e indeferiu o pedido – que transitou em julgado. Atualizado, o montante cobrado pelo antigo proprietário do imóvel chegava a R$ 49,9 milhões.

Atuaram no caso a Procuradoria Federal no Pará e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Incra. Ambas são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

Ref.: Resp nº 1565786/PA – STJ.

Fonte: AGU

  • Publicações40
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações58
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desapropriacao-agu-evita-pagamento-indevido-a-dono-de-imovel-que-ja-foi-indenizado/420508953

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)