Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Detran orienta sobre preenchimento do recibo de compra e venda do veículo

    há 16 anos

    O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está orientando a população sobre o correto preenchimento do Certificado de Registro do Veículo (CRV), conhecido como recibo de compra e venda. O órgão busca reduzir o número de erros cometidos pelos clientes ao preencher o recibo na transferência de propriedade ou jurisdição, como assinatura no local errado, rasura ou falta de dados.

    Uma das preocupações do Detran é quanto às pessoas que vendem um veículo e não entregam o recibo devidamente assinado, datado e com firma reconhecida em cartório, ao novo proprietário. Ao proceder dessa forma, os antigos proprietários estão se responsabilizando pelos atos cometidos pelo atual proprietário, como multas de trânsito, atropelamentos e colisões, já que, para o Detran, o dono do veículo ainda é o antecessor.

    "Nós temos registrado algo em torno de 60% de atendimentos na ouvidoria-geral somente para os casos de erros no recibo de compra e venda do veículo. Nós estamos retomando uma campanha de orientação iniciada em 2007, para informar os clientes sobre os procedimentos adequados ao comprar e vender um veículo e assim evitar os erros", disse Sérgio Guerra, diretor de Atendimento do Detran.

    A orientação do órgão é que, ao vender um veículo, o proprietário deve entregar o recibo completamente preenchido, tirar uma cópia autenticada e dar entrada numa restrição administrativa em qualquer unidade de atendimento do Detran. Através desse procedimento, o antigo dono se livra de possíveis complicações ocasionadas pelo atual proprietário, responsabilizando-se solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação, conforme o artigo 134 , do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

    Penalidade

    Também tem sido muito grande o número de transferências que são efetuadas após os 30 dias da data em que a venda é realizada. Segundo o artigo 233 , do CTB , a penalidade para o comprador de um veículo que não fizer a transferência de propriedade dentro do prazo é de multa grave, no valor de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo para regularização.

    • Publicações888
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21389
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/detran-orienta-sobre-preenchimento-do-recibo-de-compra-e-venda-do-veiculo/148394

    Informações relacionadas

    Wander Fernandes, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Comunicação de venda ao DETRAN e Contrato de venda e compra de veículo usado

    Governo do Estado de Sergipe
    Notíciashá 15 anos

    Detran orienta sobre preenchimento do recibo de compra e venda do veículo

    Danilo Assad de França Monteiro, Bacharel em Direito
    Modeloshá 5 anos

    Modelo de contrato de compra e venda de veículo.

    Elisa Azevedo de Oliveira, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Contrato de Compra e Venda de Veículo Financiado

    Fabiana Carvalho, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Embargos à Execução

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Bom dia, Comprei um veículo e ao fazer a vistoria de transferência, colocaram em dúvida o numero 4 no valor do veículo no recibo. então dei entrada no processo administrativo e mais de 2 meses não tenho resposta, nem deferido e nem indeferido. O que fazer? para conseguir pelo menos o recibo de volta e fazer segunda via. continuar lendo

    Minha duvida é, posso preencher o recibo de compra e venda de veiculo com caneta continuar lendo