Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    ‘Diálogo com a Corregedoria’ explica aspectos da representação nas serventias extrajudiciais

    há 11 anos

    A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) promoveu ontem (27) palestra do Programa Diálogo com a Corregedoria, a respeito do tema Aspectos Práticos da Representação nas Serventias Extrajudiciais. O evento aconteceu na sede administrativa da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e teve como expositores o oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Santa Isabel, Olavo Pires de Camargo Filho, e o oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e tabelião de Notas de Igaratá, Comarca de Santa Isabel, Guilherme Botta Tabach. A juíza assessora da Corregedoria Tania Mara Ahualli atuou como mediadora.

    Camargo Filho explicou algumas cautelas a serem tomadas pelo registrador quanto à representação de pessoas jurídicas, como verificar a última versão do contrato social ou estatuto e consultar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

    Outro ponto a ser observado é o comando do artigo 1.018 do Código Civil, segundo o qual o administrador não se pode fazer substituir no exercício das funções, disse Camargo Filho. A própria pessoa jurídica deve outorgar poderes a terceiro, e a procuração deve se limitar a atos específicos, não podendo ser genérica.

    Tabach, que tratou da representação de incapazes, esclareceu a diferença entre os atos de representar e de assistir aquele exige a presença da pessoa absolutamente incapaz (que não pode praticar, por si só, os atos da vida civil) em cartório, enquanto que a assistência, referente aos relativamente incapazes, prescinde da presença do representado.

    O palestrante também abordou aspectos do testamento. O maior de 16 anos pode testar sem assistência de terceiro. Quanto ao pródigo [indivíduo que gasta de forma excessiva, a ponto de comprometer seu patrimônio], há interpretações no sentido de que ele também pode fazer testamento, afirmou Tabach.

    O público presente e os que assistiram ao evento pelo site da Apamagis puderam fazer perguntas aos palestrantes.

    Comunicação Social TJSP MR (texto) / DS (foto)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3734
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações148
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dialogo-com-a-corregedoria-explica-aspectos-da-representacao-nas-serventias-extrajudiciais/100665138

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)