Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Direito ao esquecimento não justifica a exclusão de matéria jornalística [STJ]

Fazendo menção ao entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal no Tema 786, a Corte Cidadã concluiu não ser possível excluir publicação relacionada a fatos verídicos.

Publicado por Daniel Teles
há 2 anos

Fotografia Com Foco Seletivo De Revistas

O Supremo Tribunal Federal, ao apreciar o Tema 786 de Repercussão Geral, já teve a oportunidade de pacificar entendimento no seguinte sentido:

É incompatível com a Constituição Federal a ideia de um direito ao esquecimento, assim entendido como o poder de obstar, em razão da passagem do tempo, a divulgação de fatos ou dados verídicos e licitamente obtidos e publicados em meios de comunicação social – analógicos ou digitais. Eventuais excessos ou abusos no exercício da liberdade de expressão e de informação devem ser analisados caso a caso, a partir dos parâmetros constitucionais, especialmente os relativos à proteção da honra, da imagem, da privacidade e da personalidade em geral, e as expressas e específicas previsões legais nos âmbitos penal e cível”.

Sobre o exercício do direito à liberdade de imprensa, nota-se que a jurisprudência do STJ entende que será legítimo quando obedecer aos seguintes pilares: (I) dever de veracidade, (II) dever de pertinência e (III) dever geral de cuidado.

Pois bem. Considerando o contexto apresentado, seria possível determinar, com base no direito ao esquecimento, que determinada matéria jornalística relacionada a fatos verídicos pudesse ser excluída?

Por óbvio, a resposta só pode ser negativa.

Foi exatamente nesse sentido que decidiu o STJ no ano de 2021, pelo que "o direito ao esquecimento, porque incompatível com o ordenamento jurídico brasileiro, não é capaz de justificar a atribuição da obrigação de excluir a publicação relativa a fatos verídicos".

Fonte: Recurso Especial n.º 1.961.581-MS.

  • Sobre o autorDaniel Teles Ribeiro
  • Publicações17
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações49
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-ao-esquecimento-nao-justifica-a-exclusao-de-materia-jornalistica-stj/1374235700

Informações relacionadas

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

O que consiste o direito ao esquecimento?

Gabriel Ribeiro Advogado, Advogado
Artigoshá 2 meses

Nome em notícias: como excluir? Existe direito ao esquecimento?

BLOG Anna Cavalcante, Advogado
Notíciashá 3 anos

Informativo de Jurisprudência nº 706, do Superior Tribunal de Justiça

Juan Mendes da Costa, Juiz de Direito
Notíciashá 3 anos

Resumo do Informativo 712, STJ.

Vinicyus Maciel Santos, Estudante de Direito
Artigoshá 2 anos

Processo em Segredo de Justiça, afinal o que quer dizer?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)