Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Direitos assegurados aos trabalhadores temporários

    Publicado por Direito Doméstico
    há 7 anos

    Trabalho temporário é aquele onde o empregado presta serviço para suprir a necessidade da empresa por determinado período. Com a aproximação das festas de final do ano, o comércio se prepara para atender a uma maior demanda nas vendas e nos serviços, abrindo a temporada de contratação de funcionários temporários.

    Para quem quer se candidatar a uma destas vagas é importante saber que o trabalhador temporário tem os mesmos direitos e benefícios que um funcionário contratado pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como o registro em carteira na condição de temporário, remuneração equivalente à recebida pelos empregados da mesma categoria na empresa tomadora, férias proporcionais, em caso de dispensa sem justa causa ou término normal do contrato de trabalho temporário, um terço de férias, 13º salário, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço); e o período conta para a aposentadoria.

    Os temporários têm contrato de três meses, que pode ser prorrogado pelo mesmo período. Outros direitos dos temporários são a jornada de oito horas, remuneradas as horas extras com acréscimo de 20%, o repouso semanal remunerado, os benefícios e serviços da Previdência Social e o vale-transporte, caso o trabalhador venha a optar pelo benefício. Também têm direito aos adicionais de insalubridade, periculosidade e por trabalho noturno, quando houver.

    A diferença é que os temporários não têm direito ao aviso prévio nem aos 40% de multa do FGTS ou a qualquer outra estabilidade como a da gestante e do acidentado no trabalho, por se tratar de um contrato com prazo determinado.

    O trabalho temporário é regido pela Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, e no capítulo sobre trabalho da Constituição Federal de 1988. A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)é utilizada somente nos casos em que a lei para ela remete.

    Reprodução autorizada

    Artigo 49, I, a da Lei nº 5.988, de 14.12.1973.

    Fonte: Portal Direito Doméstico

    • Publicações529
    • Seguidores631732
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2843
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direitos-assegurados-aos-trabalhadores-temporarios/405515703

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TJDF - Ação pelo Procedimento Comum (Agente Socioeducativo - Adicional de Insalubridade) - Procedimento Comum Cível - contra Distrito Federal

    Kamila Barbosa, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Distinção entre Convenção Coletiva de Trabalho - CCT, Acordo Coletivo de Trabalho - ACT e Acordo Individual de Trabalho - AIT

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 13 anos

    Servidores temporários conseguem adicional de insalubridade

    Ramiro Maycon, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Quem tem direito ao adicional de insalubridade? Como ele é concedido?

    Tássio Amaral, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Como funciona um contrato temporário de servidor público?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)