Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Dívidas passivas do Estado prescrevem em cinco anos

    “As dívidas passivas da União, dos Estados e dos Municípios, bem assim todo e qualquer direito ou ação contra a Fazenda Federal, Estadual ou Municipal, seja qual for a sua natureza, prescrevem em cinco anos contados da data do ato ou fato do qual se originem.” Citando o Decreto 20.910/32, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou provimento à apelação cível nº 1051207-35.2003.8.13.0145 interposta por servidor, que buscava indenização cumulada com reintegração de cargo.

    Defenderndo a legalidade da exoneração, os Procuradores do Estado Anamelia de Matos Alves e Rubens de Oliveira e Silva também argumentaram a prescrição do direito da ação. Expuseram que a indenização pleiteada, deveria ter sido realizada em momento oportuno, ou seja, em até cinco anos contados da data da ocorrência do ato lesivo.

    Concordando com a AGE, o relator, Desembargador Carreira Machado concluiu que o § 5º do artigo 37 da Constituição da República de 1988 é claro ao condicionar ao prazo de cinco anos o direito de ação que teria o administrado contra ato da Fazenda Pública, em qualquer das esferas.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações186
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dividas-passivas-do-estado-prescrevem-em-cinco-anos/2235952

    Informações relacionadas

    Advocacia e Concursos Jurídicos, Procurador e Advogado Público
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo]Ação declaratória de Inexigibilidade de débitos

    André Megale, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    O ISS cobrado é devido? Decadência, prescrição e município competente.

    Petição Inicial - TJRJ - Ação de Cobrança Indevida c/c Dano Moral e Dano Material - Procedimento Comum Cível - contra Light Serviços de Eletricidade

    Saiba se Dívida Ativa com União Prescreve

    Contrarrazões - TJBA - Ação Reintegração ou Readmissão - Reintegração / Manutenção de Posse - contra Municipio de Pilao Arcado

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)