Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPU/2007 - critério ratione materiae para definição dos crimes militares

    há 14 anos

    Resolução da questão 41 de Direito Penal Militar

    Com base no direito penal militar, julgue os seguintes itens.

    41 Entre os critérios utilizados para se classificar o crime militar, o critério processualista ( ratione materiae, ratione personal, ratione loci, ratione temporis e ratione legis ) se impôs, com preferência pelo critério ratione materiae , sendo crime militar aquele definido no CPM.

    NOTAS DA REDAÇAO

    GABARITO: E

    A Prova da Defensoria Pública da União abordou um tema bem presente em artigos sobre a matéria de Direito Penal Militar.

    Para a doutrina castrense tem-se como ampla a competência da Justiça Militar da União (artigo 124 da CF/88) que julga todos os crimes capitulados no CPM, tendo os militares e os civis como jurisdicionados. Por outro lado é tida por restrita quando para o julgamento de crimes militares previstos na lei praticados por policiais militares e por bombeiros militares dos respectivos Estados e do Distrito Federal, nos termos do art. 125, 4º, ou seja, ratione personae , tendo por competente as Justiças Militares Estaduais ou do DF.

    Neste sentido é o ilustre Promotor da Justiça Militar da União, Dr. Jorge César de Assis quem faz uso dos critérios: ratione materiae, ratione personae, ratione temporis e ratione legis .

    Para Assis crime militar é toda violação acentuada ao dever militar e aos valores das instituições militares.

    Assim, para a doutrina temos que:

    - o critério ratione materiae exige que no delito se verifique a dupla qualidade militar no ato e no agente, em outras palavras, crime militar praticado por militar.

    - o ratione personae para aqueles delitos cujo sujeito ativo é militar atendendo exclusivamente à qualidade de militar do agente.

    - o critério ratione loci leva em conta o lugar do crime, bastando, portanto, que o delito ocorra em lugar sob administração militar.

    - por fim, ratione temporis , os praticados em determinada época, ou seja, em tempos de paz (art. , CPM) ou em tempos de guerra (art. 10, CPM)

    Entretanto, nenhum destes critérios é o atribuído para a fixação de crime militar. Conclui a doutrina castrense que a qualificação do crime militar se faz pelo critério ratione legis , ou seja, é crime militar aquele que o CPM diz que é, quais sejam, os enumerados em seu artigo 9º.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876154
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2252
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-2007-criterio-ratione-materiae-para-definicao-dos-crimes-militares/2057852

    Informações relacionadas

    Breves comentários sobre a competência 'ratione personae'

    Rhaissa Machado, Estudante de Direito
    Artigoshá 8 anos

    Competência no Processo Penal

    Daniela Cabral Coelho, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Descomplicando o processo penal

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 5 anos

    Quais são as fontes do Direito Penal e do Processo Penal?

    Bruno Tavares, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Competência no Processo Penal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)