Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    DPU - Codefat permite liberação de seguro-desemprego para beneficiário preso

    O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) publicou a Resolução 745/2015, que dispõe sobre a habilitação e pagamento do benefício do seguro-desemprego, para permitir que mandatário legalmente constituído possa receber os valores do benefício, desde que haja procuração por instrumento particular e o documento esteja atestado pelo diretor do presídio onde o beneficiário se encontre preso. A resolução é fruto de recomendação expedida pelos Ofícios de Direitos Humanos e Tutela Coletiva (DHTC) da Defensoria Pública da União (DPU) em São Paulo, que abriram investigação acerca do tema em 2011.

    Até então, a DPU ajuizava ações individuais em favor de assistidos presos e constatou que o Codefat apenas permitia o saque por meio de procuração pública, que só pode ser lavrada em cartório. Ocorriam assim diversos problemas, já que o preso não poderia sair para receber o benefício e nem se dirigir ao cartório para outorgar poderes a outra pessoa. A defensora pública federal Ana Lúcia Marcondes de Oliveira recomendou, então, que houvesse o instituto da procuração particular, desde que fosse atestada pelo diretor do presídio, com sinal ou carimbo de identificação.

    Segundo a defensora pública federal Isabel Machado, coordenadora do Grupo de Trabalho Nacional para Atendimento a Pessoas em Situação de Prisão da Defensoria Pública da União, “a iniciativa do ofício DHTC/SP demonstra que a atuação da DPU em relação à situação carcerária é multidisciplinar e abrangente. Trata-se de importante medida para a inclusão e garantia do mínimo existencial ao preso provisório e à sua família, posto que, muitas vezes os muros da prisão e os óbices burocráticos são usados para negar acesso a direitos fundamentais sociais”.

    A recomendação da DPU em São Paulo recebeu aprovação da Ouvidoria do Sistema Penitenciário do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), da Coordenação-Geral de Assuntos de Direito Trabalhista da Advocacia Geral da União (AGU) e do Departamento de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que frisaram a necessidade de se viabilizar a atuação conjunta do Codefat e do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), que firmariam o comum acordo no reconhecimento da atuação dos diretores de presídio e no instituto da procuração particular.

    CNPCP também pública resolução

    Publicada no Diário Oficial da União no dia 2 de outubro, a Resolução 1 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) regularizou por parte da Diretoria do Estabelecimento Prisional a competência para atestar a autenticidade da procuração do preso, que complementa a publicação da resolução do Codefat. A administração prisional também irá disponibilizar aos presos um formulário modelo de procuração, que facilita a eficácia das resoluções e agiliza o trabalho dos familiares do preso.

    Fonte: Defensoria Pública da União











    • Sobre o autorConectada ao Direito, engajada e em busca de soluções para o seu sucesso.
    • Publicações20001
    • Seguidores373
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-codefat-permite-liberacao-de-seguro-desemprego-para-beneficiario-preso/240693026

    Informações relacionadas

    Defensoria Pública da União
    Notíciashá 9 anos

    Codefat permite liberação de seguro-desemprego para beneficiário preso

    Ministério do Trabalho e Emprego
    Notíciashá 6 anos

    Trabalhador pode requerer Seguro-Desemprego por meio de procuração

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)