Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

É ilegal exigir CID em atestado para abonar falta ao trabalho

há 4 anos

É um direito do empregado faltar ao trabalho por motivos de doença, desde que ela seja devidamente comprovada. Esse direito está previsto no art. 6º, § 1º f da Lei nº 605/1949.

O atestado médico é uma das formas de comprovar essa doença.

Entretanto aqui surge uma questão. É obrigatório que o empregado apresente atestado médico com informação do CID no documento?

NÃO! Primeiro por falta de previsão legal, e segundo porque o Tribunal Superior do Trabalho já concluiu que essa exigência fere a garantia constitucional da inviolabilidade da intimidade, da vida privada, honra e imagem do trabalhador.

Em razão disso, não se pode exigir a anotação do CID nos atestados médicos.

Nesse sentido, abaixo a decisão do Tribunal Superior do Trabalho:

(…) CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEXTA – ATESTADOS MÉDICOS E ODONTOLÓGICOS. EXIGÊNCIA DE PREVISÃO DA CID (CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS). INVALIDADE. A Constituição da República, em seu artigo , X, garante a inviolabilidade da intimidade, da honra, da imagem e da vida privada das pessoas, mandamento que projeta seus efeitos também para as relações de trabalho. Portanto, deve ser respeitada pelo empregador. A exigência do diagnóstico codificado nos atestados médicos, estabelecida por norma coletiva, obriga o trabalhador a divulgar informações acerca de seu estado de saúde, sempre que exercer o seu direito de justificar a ausência no trabalho, por motivo de doença comprovada.(…) No caso, forçoso reconhecer que a cláusula negociada, que condiciona a validade de atestados médicos e odontológicos à indicação do CID (Classificação Internacional de Doenças), afronta normas reguladoras oriundas do Conselho Federal de Medicina, bem como viola as garantias constitucionais da inviolabilidade da intimidade, vida privada, honra e imagem (art. , X, da Constituição Federal). Recurso ordinário a que se nega provimento. (PROCESSO Nº TST-RO-213-66.2017.5.08.0000)

Imagem meramente ilustrativa

#adv #advocacia #Advogada #Advogado #DireitocomAmor #direitoporamor #direito #AmoDireito #entendendodireito #lei #justiça #informaçõesjurídicas #GevaerdeBenitesAdvocacia #direitodotrabalho #atestadomédico #CID

  • Sobre o autorComo um farol guiamos para melhor solução.
  • Publicações322
  • Seguidores97
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6412
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-ilegal-exigir-cid-em-atestado-para-abonar-falta-ao-trabalho/839717250

Informações relacionadas

Informativo Trabalhista, Advogado
Artigoshá 9 anos

Atestado Médico sem CID pode ser recusado?

Cunha Lima Marinho Advogados, Advogado
Artigoshá 4 anos

Posso exigir o CID no atestado médico do meu funcionário?

Wladimir Pereira Toni, Advogado
Artigoshá 9 anos

A obrigatoriedade (ou não) do CID nos atestados médicos para fins de abono de faltas

Tribunal Superior do Trabalho
Jurisprudênciahá 5 anos

Tribunal Superior do Trabalho TST - RECURSO ORDINARIO TRABALHISTA: RO XXXXX-66.2017.5.08.0000

Davis Roz, Advogado
Artigoshá 8 anos

A regra geral para atestados intercalados ou sucessivos

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu tenho atestado sem o CID negado o recebimento no RH, por ser norma da empresa.
Afinal, porque as empresas do governo não reconhecem essa irregularidade? continuar lendo

Eu tbm mesma situacao continuar lendo