Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Edital para citação de réu é último recurso

    Publicado por Jus Vigilantibus
    há 15 anos

    Na execução fiscal a citação por meio de edital tem validade somente após esgotadas as diligências necessárias para localizar o réu. O entendimento foi da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que indeferiu a Apelação nº 13.714/2009 ao município de Cuiabá contra decisão que, com base na prescrição, extinguiu os autos da ação de execução fiscal em relação ao crédito tributário referente a certidão de dívida ativa datada de 1999 contra a empresa Comércio Irmãos Malouf S.A..

    Sustentou o município que a contagem do prazo realizada pelo Juízo de Primeira Instância seria equivocada, pois deveria ser a distribuição da ação que faria cessar a prescrição e não o despacho que recebe a execução e determina a citação do réu. Requereu a reforma da sentença original para determinar o prosseguimento da execução fiscal. O relator do recurso desembargador Evandro Stábile, observou nos autos que a citação foi requerida para ser efetivada via edital, em razão do retorno da carta citatória, anteriormente expedida por meio dos Correios com aviso de recebimento. Destacou que o artigo oitavo da Lei de Execuções Fiscais (Lei nº 6.830 /1980) estabelece a carta com aviso de recebimento envidada pelos Correios deve ser a primeira medida para a citação do réu, seguida por oficial de justiça para só então recorrer a citação por edital. Desta feita, como não houve diligência para localizar o devedor a citação torna-se nula.

    O relator constatou ainda que a prescrição, no caso em questão, não restou interrompida, conforme o parágrafo único, inciso I, do artigo 174 do Código Tribunal Nacional. Explicou que a certidão da dívida ativa foi constituída em 1999, tendo prescrito em 2004, ou seja, depois de cinco anos. A ação de execução foi impetrada em 2003. Explicou que com a prescrição extingue-se o crédito tributário (CTN , art. 156 , inciso V). Negado recurso por unanimidade confirmada pelos desembargadores José Tadeu Cury, como primeiro vogal, e Guiomar Teodoro Borges, como segundo vogal.

    • Publicações9929
    • Seguidores81
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/edital-para-citacao-de-reu-e-ultimo-recurso/1094913

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)